domingo, 26 de julho de 2015

Sonda-me

Sonda-me

Sondar significa conhecer o profundo, examinar o interior.
Davi conhecia a força e o significado da expressão “Sonda-me Senhor” quando declarou essas palavras em seu cântico registrado em Salmos 139.
Sondar significa conhecer o profundo, examinar o interior.

Deus já conhecia Davi. Desde de cedo já o tinha escolhido para ser Rei, e fez isso pois conhecia o seu coração (1Samuel 16:7).
Davi sabia que nada estava fora da visão de Deus, e depois de tudo o que viveu, queria que o Senhor o conhecesse profundamente, mais uma vez, a ponto de transformá-lo.
O Rei Davi é conhecido ainda hoje como o “Homem segundo o coração de Deus”.
Um homem só pode ter um coração segundo o coração de Deus se seu coração for moldado por Ele.
Foi isso que Davi pediu ao Senhor no Salmos 139 “Sonda -me Senhor e não me deixe, nem mais um dia, como estou!” .
Quando Deus nos sonda é como se Ele acendesse uma lanterna em no quarto escuro do nosso coração para procurar tudo o que está escondido, perdido ou “bem guardado”.
Sua intenção é colocar luz sobre tudo aquilo que nos limita a viver o seu plano perfeito e agradável como falhas de caráter, medo, vergonha, marcas do passado, rancores, pensamentos, intenções, pecados guardados, e tantas outras coisas que nos impedem de romper os limites da fé. Ao nos expor todas essas velharias Deus faz o convite à transformação, deixando que nós tomemos a decisão.
Quando Deus nos sonda, seus olhos de amor são a luz que revela as nossas falhas.
Seu olhar nos consome, nos constrange, faz com que nosso espírito se revolva dentro de nós ao ponto de diminuir a nossa alma e nos levar à transformação verdadeira.
Podemos pedir para que o Senhor olhe para nós e conheça o que se passa em nossas vidas e coração, e Ele fará apenas isso.
Ou, podemos pedir para que Ele venha nos Sondar, e Ele virá para gerar em nosso interior um forte desejo por transformação libertadora!
“Sonda-me, Quebranta-me, Transforma -me, Enche-me e usa-me” (Sonda -me – Aline Barros)
Se em seu coração arde uma insatisfação e um desejo por transformação perene, genuína, forjada pelo Espírito Santo, faça a oração de Davi:
“Sonda-me, oh Deus, e conhece o meu coração; Prova -me, e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algo que te ofende, e guia -me pelo caminho eterno!”
– Salmos 139:24

“Cria em mim, oh Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito inabalável!”
– Salmos 51:10

Nenhum comentário:

Postar um comentário