Dia 3, a Semana 1: RSC Capítulo 3
"Tenha Fé"
mas primeiro
Testemunhos de Casamentos Restaurados
feitos a partir de

Querida Leitora,
É com grande prazer que quero apresentar a você o testemunho desse mês. Deus nunca cessa de me emocionar com quem Ele é. Ele é um Deus que é soberano, a quase dois anos atrás que eu vi Lisa na celebração do dia 4 de julho em nossa Igreja, onde ela me contou que o Senhor tinha restaurado o casamento dela!
Uma manhã depois da igreja, eu estava esperando por uma mulher que eu iria encontrar para dar a ela uma cópia do livro do RMI. Enquanto eu estava esperando, uma de nossas obreiras que conhecia meu testemunho e o ministério, trouxe uma mulher até mim e disse que ela precisava falar comigo. Mas Lisa não falou – ela apenas começou a chorar com a cabeça baixa. Então eu peguei suas mãos e comecei a dividir com ela que Deus iria ajudá-la, que Deus poderia restaurar o casamento dela, e muitas outras coisas que o Espírito Santo falou por mim que eu não me lembro agora.
Quanto mais eu falava, mais ela chorava. Eu orei com ela e então eu disse que estava esperando por uma mulher para dar o livro do ministério, mas acreditava que Deus sabia todo tempo que Lisa estava vindo e que o livro era para ela. Ela chorou ainda mais, me abraçou e nunca mais a vi novamente.
Então após um tempo, o pastor declarou que uma mulher havia tido seu casamento restaurado, cujo marido tinha ido embora anos atrás. Embora eu tivesse falado para muitas pessoas em nossa igreja sobre restauração (frequentávamos uma igreja enorme), eu sabia que tinha de ser ela. Meses passaram e quando ela vinha em minha mente eu pedia a Deus para me revelar se Lisa era a mulher cujo casamento tinha sido restaurado. Eu sabia que eu nunca seria capaz de achá-la porque eu realmente não sabia como ela era, uma vez que todo tempo ela chorou com a cabeça baixa.
Então dois anos depois, Lisa veio até mim e disse que seu casamento tinha sido restaurado!
Desde aquele tempo eu fui abençoada em ver Lisa e seu marido frequentando a Igreja juntos. Uma vez fui até ela para me apresentar e ela me olhou assustada com medo que eu contasse ao marido a forma em que nos conhecemos. Mas apenas os cumprimentei pela restauração.
Você será abençoado enquanto ela divide com você o testemunho dela hoje. Erin
Restaurado através da Humildade!
Cinco anos atrás, meu marido e eu nos casamos. Meses depois, eu descobri que ele tinha outra pessoa, e ele achava melhor nos divorciar. Eu estava devastada e, nem precisava falar, em depressão. Durou quase dois anos e meio e, durante esses anos, eu continuei a ir a igreja e lia as escrituras, principalmente os salmos e provérbios.
Durante esse tempo, Deus me levou para o deserto onde apenas Ele e eu passávamos tempo juntos. Apenas depois de total quebrantamento Deus começou realmente a trabalhar em mim. Eu tinha tantos hábitos ruins que envolviam controle e raiva. Ele tinha que cuidar deles primeiro antes de realmente trabalhar em meu casamento. Eu continuei a ler sobre casamentos restaurados e pensava quando o meu seria. Agora eu reconheço que através de quebrantamento, oração e jejum, Deus nos molda. Ele estava comigo todo tempo, mesmo assim, com a minha visão contaminada sobre a vida, eu não via o que Ele estava fazendo.
Eu achei o Ministério Restaurar através de uma mulher em minha igreja que me levou até a Erin. Erin orou comigo e me deu o livro “Como Deus Pode e Vai Restaurar Seu Casamento”, que na verdade estava guardado para ser dado para outra mulher – Deus sabia que eu precisava disso desesperadamente! Eu também li “Uma Mulher Sábia”. As escrituras são especialmente uteis.
Deus começou a me mudar e a suavizar meu coração. Ele me ensinou a ser humilde (algo que eu nunca fui realmente boa) e Ele me ensinou a olhar para Ele e não para as circunstâncias. Ele me ensinou a correr para a palavra Dele e não para meus amigos. Melhor ainda, Ele me ensinou a orar ao invés de falar imediatamente o que eu estava pensando! Durante os dois anos e meio que meu marido estava voltando para nosso lar, nosso relacionamento foi melhorando a cada dia. Eu via Deus trabalhando no coração de meu marido em áreas que eu havia orado por tanto tempo. Ele continuou a trabalhar em meu coração porque o inimigo ama entrar e roubar a alegria que ele puder.
A Palavra de Deus continuava dizendo “espere”. Eu odiava aquela palavra. Eu até disse ao Senhor que eu não gosto de esperar. O amor e a paciência Dele me manteve esperando. Esperando Nele, esperando até meu coração estivesse pronto para o que Ele tinha guardado para mim, esperando para que Deus trabalhasse no coração do meu marido. “Aquiete-se e saiba que Eu sou Deus” – foi uma coisa que realmente Deus me ensinou. Eu sou uma pessoa de ação e quero concertar as coisas, para ontem! A palavra de Deus (especialmente os Salmos) me ajudou a entender que esperando em Deus é a única maneira de obter a vitória em qualquer circunstâncias.
Eu posso me lembrar quando a OM ligava para nossa casa ou quando meu marido saia para ligar para ela. Eu começava a dar glória a Deus dizendo a Ele o quanto eu o amava. Quando eu não sabia o que dizer, eu repetia várias vezes “Pela Tua graça, Senhor, me cubra em Tua graça...”
Muitas vezes, meu marido voltava mais e mais apaixonado e queria passar mais tempo comigo. Também, do nada ele não fazia, o que eu temia muito. Eu realmente acreditava que dando glória ao Senhor durante esses tempos, o inimigo seria mandado embora para onde ele pertencia. Oração e louvor quebravam as cordas do inimigo!!
Eu diria que o ponto de virada da restauração do meu casamento foi quando eu retirei os olhos do meu casamento e foquei no Senhor. Coisas não aconteceram da noite para o dia para mim. Foi todo um processo, mas eu acho que eu sei o porque: Deus conhecia meu temperamento, minha força de vontade, e meu controle. Eu acredito que Deus trouxe meu casamento para um ritmo que Ele sabia que era o melhor para mim e para meu marido. Eu continuei a orar pela sabedoria Dele, que Ele me guiasse, para que pudesse ver e ter um coração como de Jesus. Ele continuou a me mostrar como Ele restaura nosso casamento dia após dia.
Eu dou glória a Deus porque Ele me ama o suficiente para me ensinar o caminho Dele enquanto eu procuro pelo direcionamento Dele. Meu marido quer ficar comigo, ele quer ir a igreja comigo e ele quer ficar mais envolvido comigo. Ele fala de nós envelhecermos juntos e faz planos para nossa vida. Ele está se tornando mais sensível às minhas necessidades e vontades. Ele também se comunica comigo de uma maneira que ajuda a cessar qualquer insegurança ligada ao passado.
Deus verdadeiramente tem transformado a mim e meu marido, que é a minha oração. Eu vejo Deus trabalhando em nossas vidas em maneiras que apenas Ele sabe como! Ele é um Deus fiel que realmente nos ama e nos conhece!
Lisa, RESTAURADO em Missouri
Restaurado! E Ele sozinho é a Pérola do grande prêmio!!
Glória a Deus! Ele foi glorificado através da obra que Ele tem feito em nosso casamento – e em mim! Eu agradeço a Ele pelo testemunho que Ele me deu e oro para que Ele receba toda a glória pelo que está escrito aqui.
Primeiro, eu devo dizer que eu não mereço o que Ele tem feito! A razão do meu casamento ter sido uma bagunça começou por causa dos meus pecados e egoísmo. Este casamento é o meu segundo. Meu primeiro casamento acabou em divórcio depois de eu o ter traído. Depois do meu divórcio, eu tenho vergonha de dizer, mas eu continuei a viver um estilo de vida que era desesperadamente errado. Mesmo tendo duas filhas, eu fiz as minhas festas, homens e bebidas, e eu encorajava outras mulheres a ter o mesmo estilo de vida. Pior, eu usava o aborto como controle de natalidade. Até mesmo um cético iria se sentir horrorizado ao saber quantos abortos eu fiz!!
Eu me tornei fortemente envolvida com a Nova Era e com a Espiritualidade Oriental, acreditando realmente que eu podia controlar meu futuro. Infelizmente, naquele tempo, eu pensava que eu era feliz, no controle, em paz, e com uma vida de festa. (Nunca me ocorreu em pensar se realmente tranquilidade podia existir em uma vida de festa). Agora eu sei quão espiritualmente morta eu estava!
Quando eu encontrei o homem que se tornaria meu Segundo marido, nós não namoramos por muito tempo antes de nos tornarmos íntimos. Não apenas engravidei, mas eu decidi engravidar porque eu queria uma criança! (Porque dessa vez e não nas outras? Eu realmente pensei que eu estava brincando de ser Deus!) Eu não esperava que ele se casasse comigo e egoisticamente eu tomei muitas decisões pensando em meus próprios interesses. Eu também menti para ele e não contei sobre o meu engano. Ele graciosamente me pediu em casamento, embora, por causa do amor dele pelo seu filho, seu desejo de tomar uma decisão honrada, e seu amor por mim (o qual, embora imperfeito, era certamente mais maduro do que meu amor por ele!).
Nosso casamento foi celebrado por três pessoas: um monge ortodoxo em traje de gala, um padre da Nova Era e uma pastora de uma igreja liberal (que proclamava não a salvação apenas através de Jesus mas “tolerância e justiça social”). Durante a cerimônia do nosso casamento, nós prometemos amar e adorar um ao outro, mas apenas após amarmos nós primeiro!! Sem votos tradicionais para nós!
O fruto foi imediatamente evidente: em nossa recepção do casamento, que acabou em uma grande discussão, e eu com meu egoísmo, fui embora da recepção, levando meus amigos comigo. Glória a Deus – Ele usou um deles para me chamar atenção que minha autocentrada religião (Nova Era) e a vida em pecado que eu estava levando sem Deus eram a razão de tudo dar errado. Dias depois, eu orei para Deus para me salvar dos meus pecados. Eu não estava certa da existência de Deus, mas eu pedi a Ele para me se mostrar e me salvar se Ele fosse real.
Como uma criança, eu tinha aceitado a Cristo muitas vezes, mas olhando para trás eu vejo que eu realmente não entendia meus pecados! Eu era uma garota boa – eu não via nenhum pecado em mim. Ironicamente, eu tinha ouvido vários testemunhos na igreja de pessoas que Deus tinha libertado de pecados terríveis – drogas, álcool, prostituição etc – e me lembro de pensar que eu queria um testemunho como aquele e como era triste que eu nunca teria um. Deus em toda a sua sabedoria (e certamente com senso de humor) deve ter aceitado aquele pensamento como uma oração, porque eu agora tenho um tipo de testemunho – um que glorifica Ele e apenas Ele!
Depois de eu orar e pedi que Deus me salvasse, Ele definitivamente me mostrou que era real. Eu tinha feito perguntas específicas para Ele durante a minha oração naquele dia, e dentro de uma semana Ele respondeu a todas elas! Eu sabia sem sombra de dúvida que Ele era real, e que o sangue de Jesus tinha me salvado de todos os pecados!
Ele começou mostrar-se para mim em nossa lua de mel. Meu marido e eu fomos para uma casa na praia na Carolina do Sul, onde nós brigávamos constantemente. (Consegue imaginar o que meu marido pensava? Que eu tinha planejado mudar as regras assim que tivéssemos casados!) Mas nosso tempo fora se tornou a minha lua de mel com Jesus, e Ele começou a me transformar enquanto eu lia a palavra Dele todos os dias.
Ele também me mostrou que era o momento Dele quando Ele me chamou para Ele, e o fato de ter sido após nosso casamento (se tivesse sido antes, nós provavelmente não teríamos nos casado!) significa que eu devia permanecer casada com ele, que Deus tinha um plano e um propósito para nosso casamento. Quando as coisas pioraram e as pessoas falavam que estávamos em jugo desigual, eu poderia dizer honestamente que estávamos em jugo igual quando nos casamos, e que era claramente a vontade Dele que permanecêssemos juntos.
Quando nós voltamos da nossa lua de mel, o Senhor me convenceu que eu precisava contar ao meu marido a verdade sobre nosso filho, que eu tinha ficado grávida de propósito. Foi uma das coisas mais difíceis que eu tive que fazer, mas eu sabia que eu tinha que ser obediente e deixar o resultado nas mãos de Deus. Infelizmente, depois que eu confessei, as coisas ficaram piores, e não melhores. Eu nunca duvidei que eu tinha feito a coisa certa contando a ele, no entanto, admitir minha culpa pareceu ser o início de uma amarga desconfiança no coração do meu marido que apenas foi ficando pior e pior (e certamente não poderia culpá-lo!). Eu vejo agora que eu provavelmente fui a mulher mais contenciosa que já viveu – nós sempre discutíamos sobre alguma coisa, sem dúvida eu sempre estava criticando ele!
Eu era como uma mulher adultera – meus pés nunca estavam em casa. Num final de semana, depois de estar fora a negócios, eu voltei para casa e senti que algo estava errado. Eu notei um cabelo de mulher em nosso sofá (vermelho – não a cor do meu!) e imediatamente acusei meu marido de ter alguém. Ele admitiu que uma mulher esteve em nossa casa mas disse que era inocente. (As crianças estiveram com ele, e voltando atrás eu tenho certeza que ele estava falando a verdade. Eu obviamente não sabia ou levava a sério o fato de que o amor acredita em tudo.) Imediatamente eu expulsei ele de casa para ele ter certeza de que ele não podia me tratar daquele modo, então eu o envergonhei contando a todo mundo o que tinha acontecido.
Houve alterações físicas, as quais eu provoquei e então usei para chamar a atenção daqueles que ouviam. Houve também muita bebida, mas ao invés de “o amor cobre todas as transgressões” (Provérbios 10:12 e 1 Pedro 4:8), eu caluniei meu marido falando o que ele tinha feito! Claro que meus amigos e pessoas da igreja me disseram para praticar o amor duro, e me posicionasse para não ser tratada daquela maneira, e que meu marido não mudaria se eu continuasse permitindo. Eu não estou repetindo isso para envergonhar meu marido mas para mostrar a você que Deus quer glorificar Ele mesmo em situações como essa que parecem impossíveis – mas eu não dei a Deus uma chance! Ele certamente não precisava defender alguém que estava ocupada defendendo ela mesma, ou ser correto com alguém que estava sendo egoísta. Escutando o mundo, eu continuei a justificar meu comportamento pecaminoso.
Que fariseu eu era! Eu falava para as outras pessoas sobre os pecados do meu marido mas não via os meus próprios pecados: contenda, ciúme, autojustiça e insubordinação (1 Samuel 15:23) Deus me mostrou mais tarde que minha postura de “amor duro” era manipulação.
Ele me mostrou também que eu era responsável pelas vezes que meu marido se tornou violento (Os lábios do tolo entram em contendas, e a sua boca clama por açoites. Pv 18:6). Na verdade, eu o provoquei todas as vezes! Uma vez que aprendi a controlar a minha língua, Deus tomou conta do restante. Deus me mostrou depois através das escrituras que se meu marido era realmente violento, Ele poderia removê-lo da minha vida. Mas claro que Ele não fez isso porque meu marido não era mal, eu quem era má!!
Eu também aprendi que as vezes que ele bebeu foi o modo que Deus escolheu para me deixar longe dele (Tiraste de mim os meus amigos e os meus companheiros; as trevas são a minha única companhia. Pv 88:18) para que Ele me tivesse toda para Ele – eu ficava lendo a Palavra Dele, orando e adorando meu tempo com Ele!
Depois de quase dois meses que meu marido saiu de casa, eu me senti guiada por Deus a jejuar, uma coisa que eu nunca tinha feito antes. No meio do segundo dia, eu sabia sem sombra de dúvida que eu deveria pedir ao meu marido para voltar para casa – e que eu nunca deveria ter pedido para ele sair.
As coisas melhoraram em primeiro instante, mas eu comecei a cair na armadilha de desconfiança, bisbilhotando e seguindo meu marido – e se tornou quase uma obsessão. Nós tentamos aconselhamento em várias ocasiões, os quais não fizeram nada, na verdade tornaram as coisas piores. Eu tive um único momento de verdade com o aconselhamento, que me disse, “Você pode não ser capaz de acreditar em seu marido, mas você pode acreditar em Deus.” O que me convenceu por um período de tempo, mas então (com a benção do psicólogo) eu estava de volta tentando controlar a situação por mim mesma.
Minha desconfiança veio à tona anos depois, quando eu perguntei a Deus para me mostrar se meu marido estava tendo algum caso (eu obviamente me esqueci de orar sobre o futuro!). Eu prometi deixar ir e acreditar em Deus se Ele me respondesse “não” – e essa foi a resposta. Imediatamente Deus me permitiu parar de bisbilhotar, e comecei pela primeira vez a viver por fé. O verso “Pois seu Criador é o seu marido” (Isaias 54:5) se tornou real para mim – ele era (e ainda é) o meu verso favorito da Bíblia.
Pelos próximos seis meses, as coisas se tornaram melhores. Minha fé continuou a crescer e meu relacionamento com o Senhor se tornou mais íntimo. Eu realmente acreditava Nele de um novo modo. E numa noite, eu estava pronta para orar de um modo que eu nunca fiz antes, pedindo para quaisquer coisas escondidas virem à tona. Eu estava pensando em pornografia ou alguma coisa similar, mas sem ideia sobre o que Deus tinha em mente. Minha ultima oração antes de cair no sono naquela noite (orei não necessariamente com medo mas sim com a certeza de que algo estava para acontecer) foi que Deus trouxesse tudo que estivesse escondido à tona.
Na manhã seguinte, às 4 h, enquanto ainda estava escuro, eu acordei quando o telefone de casa tocou, então depois meu celular tocou, e então o telefone do escritório tocou. Eu não sabia até que chequei as mensagens naquela noite, mas Deus tinha respondido as minhas orações antes do sol se levantar. Era o marido da OM, ligando para me contar que meu marido estava em adultério com a mulher dele. Eu me lembro que fiquei incrivelmente calma, porque eu sabia que era a resposta de Deus para as minhas orações, e Ele tinha preparado meu coração para aquele momento.
Meu marido viu o nome no telefone e pensou que eu ia pedir a ele para ir embora, como eu tinha feito antes. Ao invés, eu pedi para ele sentar comigo e disse que eu o perdoava!! Ele chorou, e disse o quanto ele estava arrependido, e disse que ele não conseguia acreditar que eu o tinha perdoado pelo que ele tinha feito. Tinha de ser a misericórdia de Deus fluindo sobre mim, porque era real e eu nunca poderia fazer isso por mim mesma, mesmo se eu quisesse. Eu não poderia fazer por mim mesma – as palavras apenas fluíram, graciosamente e cheias de amor e misericórdia. A outra razão era que eu sabia que era de Deus foi porque era permanente! Embora eu tinha que perdoar por outras coisas, eu não precisei continuar a perdoar meu marido por aquela manhã ou por qualquer outra coisa que me levava até ela.
Eu engravidei no mesmo dia que meu marido começou o relacionamento dele com a OM. Meu marido diz que provavelmente não foi um acidente eu ter perdido na mesma semana que ele terminou (que foi antes de eu descobrir o que estava acontecendo); ele realmente sentiu que a perda do nosso filho era uma punição pelo pecado dele. No entanto, Deus não apenas foi gracioso ao permitir que eu não soubesse da OM durante aquele tempo, mas Ele me abençoou com uma gravidez que durou apenas 10 semanas. Ele me deu o presente de ter o bebê, segurar e enterrar nosso pequeno bebê, formado perfeito e no tamanho de um polegar! Deus usou o mesmo evento que pesou na consciência de meu marido para me abençoar (Titus 1:15).
Em apenas algumas semanas, aquela pequena pessoa tinha cumprido o propósito de Deus tinha planejado para ela desde mesmo antes de começar o tempo, e Deus me deu o favor de permitir carregar aquela doce criança que agora está na presença de Jesus! Deus me mostrou que Ele é incrivelmente misericordioso e nos perdoou durante aquele tempo, não apenas pelo meu pecado de ter engravidado fora do casamento mas também por ter cometido aborto. Embora eu sabia que já tinha sido perdoada, Ele me abençoou deixando ver aquela perfeita criação Dele e me mostrou que não apenas eu tinha uma família completa de crianças com Ele naquele momento, mas eles estavam me esperando para me cumprimentar quando Ele me levasse de volta para casa. Estou maravilhada e humilde com a misericórdia de Deus – que Ele me perdoaria completamente que eu podia me alegrar com esse fato com lágrimas de esperança e de alegria ao invés de lágrimas de murmuração!
Eu não tenho certeza – os caminhos Dele são bem maiores do que os meus – mas eu vivenciei a misericórdia de Deus completamente durante aquele tempo que preparou meu coração para que eu pudesse oferecer a mesma ternura e misericórdia ao meu marido.
A coisa mais maravilhosa é que quando Deus me permitiu perdoar meu marido, Ele também direcionou o coração dele para me perdoar por todos os meus pecados contra ele antes e durante nosso casamento! Aquilo fez a jornada valer a pena! Eu realmente acreditei no grande poder do perdão – e, enquanto eu aprendia através do RMI, não há nada mais sedutor!
Nós tivemos um maravilhoso mês depois do que chamo nossa “restauração”. Nós saímos com nossos filhos em um final de semana que senti que foi realmente nossa lua de mel que nunca tivemos. E como confirmação da vontade de Deus para nosso casamento, uma mulher que não nos conhecia se aproximou de nós e disse que éramos uma família feliz – ela disse que realmente havia alguma coisa especial em nosso casamento! Deus começou a me mostrar que Ele tinha planos para completar os desejos do meu coração pelo meu marido e minha família.
Eu gostaria de te dizer que nossos problemas acabaram e que vivemos felizes para sempre, mas infelizmente as coisas ficaram ruins novamente. Todo mundo, mesmo muitos amigos cristãos começaram a dizer que eu não poderia perdoar tão facilmente, que nós provavelmente deveríamos conversar sobre a nossa relação e trabalhar nossos problemas, ou nosso casamento nunca daria certo. Você acredita que mesmo depois de Deus ter me mostrado todo o perigo de psicólogos e conselheiros (Isaias 30:1-3, Jeremias 8:22 e Isaias 5:13), eu ainda cai na armadilha?! Depois de seis semanas, depois de ouvir nosso pastor dizendo que deveríamos procurar ajuda profissional, estávamos de volta revirando o passado (Provérbios 29:11 e Filipenses 3:13-14) ao invés de darmos glória ao que Deus tinha feito em nossas vidas.
Eu até me consultei com um antigo conselheiro (que depois descobri que tinha se divorciado) e recebi seu conselho de conversar com outra mulher cujo marido havia sido infiel. Depois de conversar com essas duas mulheres, eu insisti que meu marido aceitasse fazer um teste para me provar que a OM estava fora de cogitação. Uma vez que meu marido estava tentando de todas as formas me agradar, ele aceitou. Imediatamente Deus me impressionou com os seguintes versos: “Alguns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós confiamos no nome do Senhor, o nosso Deus.” (Sl 20:7). Eu entendi que não apenas eu tinha deixado meu marido para baixo com meu ridículo pedido, mas ainda pior, eu tinha deixado Deus desapontado colocando a minha confiança não Nele mas em sinais evidentes que eu pudesse ver (o que certamente Ele controlou de alguma forma – Pv 16:33 – mas possivelmente me escapou naquele tempo). Eu sei, eu sei – você pensaria que eu teria descoberto que a amizade com o mundo é ofensiva a Deus. Mas eu sou uma tola e teimosa e levou mais tempo do que a maioria... Glória a Deus que Ele é paciente e nunca desiste!
Depois de algumas semanas de aconselhamento, pela graça de Deus, meu marido teve a sabedoria de ver que não estávamos indo a nenhum lugar, sempre olhando para nós mesmos ao invés de olhar para Deus. Naquele momento estávamos gastando dinheiro para conseguir conselhos de falsificadores da palavra de Deus, quando o Maravilhoso Conselheiro nos dá conselho e sabedoria de graça se pedirmos a Ele. Quão sábios seríamos se tivéssemos ido até Ele apenas, e se eu tivesse procurado por uma mulher mais velha para me guiar em como ser uma mulher sábia!
Naquele tempo, pela divina providência de Deus, eu descobri o site do Ministério Restaurar, inesperadamente e do nada. Eu pedi todos os livros e vídeos, os quais me convenceram completamente que eu ainda estava fazendo tudo errado. Eu comecei a trabalhar fazendo todas as coisas que eu não sabia antes! Eu estava completamente convencida dos meus pecados e do meu modo contencioso e pedi a Deus para me ajudar a parar de argumentar. Eu comecei a tratar meu marido como um líder espiritual de nossa casa, submetendo-me a tudo que ele pedia, e insistindo que minhas filhas adolescentes fizessem o mesmo. (“O que está errado com você, mãe? Porque você não se levanta por si mesma?!” Elas pensavam que eu tinha chegado ao fundo do poço.)
Eu nunca tinha pensado sobre o verso que o coração do rei é como um rio controlado pelo Senhor; ele o dirige para onde quer (Pv 21:1), mas uma vez que eu entendi isso, tudo mudou! Eu também dei glória e agradeci a Deus pelo que Erin me mostrou que Deus é o cabeça de Cristo, e Cristo é o cabeça de TODO o homem (1 Co 11:3)! Conhecendo esses versos, eu comecei a levar tudo a Deus em oração, e que diferença isso fez! Quando eu levava todos meu medos para Deus, Ele começou a direcionar o coração do meu marido para diferentes questões sem ao menos eu dizer alguma coisa! Ele começou a inclinar o coração do meu marido para mim, com a doçura e a ternura que eu não sabia que ele ainda tinha! (Em algum momento, eu sugeri que educar nossa filha de oito anos em casa seria a resposta para algumas questões que ela estava tendo na escola. O pai dela disse não, meu marido disse não, e ela insistiu que iria fugir de casa se eu tentasse. Eu não disse mais nenhuma palavra, mas levei para Deus em oração. Dentro de três dias, todos os três mudaram de ideia e vieram até mim pedindo para que eu a educasse em casa por uma temporada!)
Eu dou toda a glória a Deus por Ele ter me mudado e me guiado para bem perto Dele. Eu dou glória à Palavra de Deus (“Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade” João 17:17) e agradeci a Ele por equipar Erin para ter tempo de juntar todas as escrituras sobre como ser uma boa mulher e mãe – é verdadeiramente uma benção tê-los em mãos quando uma tribulação começa! Eu dou glória a Deus pelo comprometimento da Erin em falar a verdade em amor, e para nunca diluir ou comprometer a Palavra de Deus. Eu sou um testemunho vivo pelo fato de Deus querer que confiemos totalmente Nele – sem dúvida, sem mente dobre ou amizade com o mundo. Foi apenas quando eu acreditei em Deus apenas que eu pude verdadeiramente dizer, “A alegria do Senhor é a minha força!”
Sim, Jesus quer obediência radical, mas onde mais eu iria se não até Ele (João 6:68) – Ele tem a palavra de vida eterna! Dou glória a Deus pela Sua infinita graça e misericórdia quando eu me sinto pequena; Ele me capacita a me levantar, e sua misericórdia se renova a cada manhã! Eu posso verdadeiramente acreditar que Ele irá completar o bom trabalho que Ele começou em mim, e Sua graça é suficiente para mim.
Eu preciso admitir, é assustador escrever isso tudo para que outras pessoas leiam, mas eu oro para que o que escrevo dê esperança a outras pessoas que Ele pode perdoar QUALQUER pecado, e que eles saberão como é largo, longo, alto e profundo o amor e o perdão de Cristo (1 Tim. 1:15).
Acima de tudo eu dou glória a Deus pelo sangue derramado de Jesus, o qual cobre todos os meus pecados e me permite ter um relacionamento com meu Criador! Nada se compara à felicidade de conhecê-Lo, de sentar aos pés de Jesus e aprender Dele. Para mim, Ele é a pérola do grande prêmio, vale a pena a qualquer custo!
Michele RESTAURADO no Colorado Membro da Sociedade RMI e Diretora Publicitária do RMI
DEUS TEM ME MUDADO!
Meu marido e eu vivemos um período onde as coisas pioraram em nosso casamento. Um problema para meu marido, naquele tempo, era meu peso. Eu era magra na maior parte do nosso casamento, mas depois da minha gravidez e de estar em um acidente de carro, eu ganhei muito peso e comecei a ter problemas nas costas.
Então, depois do nascimento do meu bebê, o foco da minha vida era a minha filha e eu não tinha mais o mesmo zelo para servir como ministra. Tudo isso causou problemas em meu casamento. Meu marido se sentiu como se eu não quisesse mais nada com ele, ou sair com ele. Minha mãe até mesmo tentou me encorajar a sair. A realidade era que eu me tornei preguiçosa e estava confortável, mas eu não acreditava realmente que isso era o caso. Meu marido começou a ficar no trabalho mais tempo, e não queria voltar para casa enquanto não fosse tarde.
Para tornar as coisas ainda piores, minha mãe faleceu. Eu me senti e me comportei como se meu marido não tivesse ao meu lado quando minha mãe faleceu, mas ele realmente estava. Ele quem arrumou tudo, uma vez que eu estava em choque. Eu fiquei ressentida por ele fazer sempre coisas para a igreja, mas não para nossa casa. Eu queria ele comigo a todo tempo, mas claro, era impossível. Meu comportamento quase arruinou nosso casamento.
Um dia estávamos conversando e meu marido me disse como ele se sentia sobre tudo. Eu fiquei totalmente furiosa. Eu não podia acreditar ele estava pensando nele mesmo depois de tudo que eu passei, mas o problema era na verdade eu. Finalmente ele disse que se sentia abandonado e ele que tinha deixado o lar.
Eu permiti que o inimigo viesse contra mim com todo o tipo de pensamentos, e a briga realmente começou. Eu peguei uma papel e uma caneta e dividi todas as nossas contas e estava pronta para vender a casa – eu estava deixando ele ir embora. Por favor, mantenha em mente que meu marido é um homem bom e direito, que ama a Deus, e é muito respeitador. Mas eu apenas queria chamar atenção do que eu queria. Então quando eu contei ao meu marido sobre o plano, ele disse “eu apenas disse a você o que eu sentia, mas eu não disse que eu queria fazer isso!” Naquele momento o Espírito Santo começou a trabalhar em mim.
O Espírito Santo me disse para voltar atrás ao que inicialmente atraiu meu marido, e a fazer o que fazíamos antes do nosso trabalho no ministério ter começado. Eu tive que me arrepender, porque eu descobri que a maior parte do tempo eu não era submissa. Nós nunca concordamos e eu nunca me submeti – eu nunca tentei. Deus me disse para mudar não pelo meu marido, mas por Ele. Se eu O amasse, então eu iria fazer isso. Então eu fiz, e Deus começou a mudar meu casamento rápido.
O ponto de virada da minha restauração foi quando eu comecei a ficar mais próxima de Deus e permitir Deus me mostrar como cuidar do meu corpo. Eu comecei a me exercitar e a comer saudável, e eu notei que meu marido percebeu a mudança em mim. Deus também me ajudou a respeitar mais meu marido e a manter a boca fechada.
Deus me mostrou que eu deveria seguir meu marido, e deixá-lo ser o guia espiritual de nosso lar. Antes eu geralmente ficava com meu marido quando ele vinha para ministrar, mas agora, eu oro e entrego a Deus e me alegro. Minha amiga me deu o livro Como Deus pode e vai restaurar seu casamento. Eu sabia que funcionava porque via os frutos na vida de minha amiga e de seu marido.
Meu marido e eu reafirmamos nossos votos um ao outro e prometemos que divórcio é uma sujeira, palavra profana e não é permitida em nossa boca quando falarmos sobre nosso casamento.
Embora pequenas coisas ainda surgem aqui e ali, eu dou glória a Deus porque agora nenhum problema do passado volta em nosso casamento. Conto aos outros sobre o site do RMI e meu marido e eu estamos dividindo o que Deus tem feito em nossa vida, então outras vidas terão esperanças.
Ruth, RESTAURADO na Florida
O tempo de Deus é perfeito!
Meu casamento estava com problemas antes de eu mesma perceber que nós tínhamos problemas. Meu marido parecia distante de mim, mas eu achava que estava relacionado aos problemas no trabalho. Pouco eu sabia que o inimigo tinha entrado para roubar, matar e destruir meu casamento.
Em maio de 2003, meu marido teve um envolvimento e queria o divórcio. Nós fomos à dois conselheiros que nos contou que não havia esperança para nosso casamento. Depois disso, meu marido foi viver com os pais dele e deu entrada no divórcio. Eu orei e orei e pedi para muitos amigos orarem pela gente também. Embora eu não soubesse sobre o RMI na época, eu comecei a aplicar alguns dos princípios que depois descobri estavam em Como Deus pode e vai restaurar seu casamento. Nós tentamos novamente aconselhamento e o psicólogo perguntou ao meu marido algumas questões difíceis. No final da sessão, ele ainda queria o divórcio. Ma para minha surpresa, no dia seguinte meu marido me chamou para sair para um encontro. Nós saímos e ele disse que tinha mudado de ideia sobre o divórcio! Ele se mudou de volta para casa. Como dou glória a Deus!
Nós continuamos nos aconselhamentos e as coisas pareciam melhorar. Eu pensei que meu casamento estava restaurado. No entanto, seis meses depois, meu marido me contou que tinha uma amante e que precisava se mudar para a casa dos pais novamente. Eu estava devastada e com raiva. Eu perguntava porque meu casamento não estava restaurado? Porque ele teve que ir embora novamente? Dois dias depois meu marido me deixou, e eu achei o RMI através de uma corrente de oração que eu tinha me inscrito na internet. À medida que eu lia os materiais, eu comecei a descobrir por que meu marido me deixou novamente. Primeiro porque eu não era tão íntima de Deus como eu pensava que fosse. Eu era católica devota e ia a igreja todo domingo, mas não tinha um relacionamento pessoal com Jesus. E segundo, porque eu precisava ser mudada por Deus.
À medida que eu lia e estudava os materiais do RMI, eu aprendia muitas coisas. Eu descobri que eu era contenciosa e me comportava como os fariseus. Eu descobri que eu tinha cometido o erro em desconfiar do meu marido um mês antes dele ter me deixado, e testado ele sobre as coisas. Eu aprendi a não perguntar as coisas ao meu marido e não bisbilhotar. Antes eu não permitia meu marido ser o cabeça da casa e era evidente isso porque ele me chamava de chefe. Então, eu aprendi a me manter quieta com meu marido e não falar para ele como fazer as coisas. Os materiais do RMI me ajudaram a ver que eu precisava ser o coração do lar e ser submissa ao meu marido em tudo. Eu comprei uma Bíblia e comecei a ler. À medida que eu comecei a andar com o Senhor, quando eu era atacada pelo inimigo, eu abria minha Bíblia e nunca falhava, pois havia sempre uma palavra que me ajudava. É maravilhoso!
Deus me mostrou que eu estava indo através das estações que Erin falou em seus vídeos. Eu nunca tinha jejuado antes, e então fiz o jejum de três dias. Um dia depois do meu jejum, meu marido me ligou e veio me ver, dizendo que sentia minha falta e então ficamos íntimos. Este foi o final do inverno em minha vida e o começo da primavera porque depois disso, nós começamos a nos falar algumas vezes na semana e, lentamente progrediu para todos os dias. Então, nós começamos a nos ver durante alguns dias na semana, que foi aumentando com o passar do tempo. Eu notei que eu era capaz de me manter quieta e não ser contenciosa! Ocorreu tão naturalmente! Eu sabia que era trabalho de Deus. O ponto de virada da restauração do meu casamento foi no domingo de Páscoa de 2004. Meu marido estava tirando uma soneca em nossa cama pela primeira vez desde que ele me deixou. Eu peguei a minha Bíblia e a passagem que Deus me deu foi João 16:19-23. Fala que meu sofrimento se tornará em alegria e quando isso acontecer, ninguém irá tirar a alegria de mim e que o que eu tinha pedido ao me Pai em nome de Jesus, Ele iria me dar. Então eu soube que em breve meu sofrimento iria se tornar em felicidade e que tudo que eu precisava era esperar e também descansar no Senhor.
Um tempo depois disso, em uma segunda-feira, meu marido me contou que estava pensando em voltar para casa. Eu fiquei muito feliz. Uma semana depois eu estava ficando ansiosa e mais uma vez, em uma segunda-feira, meu marido me disse que estava pensando em voltar para casa. Eu esperei. O inimigo me atacou com pensamentos e me disse que meu casamento era como uma porcelana chinesa com uma rachadura que nunca poderia ser concertada. Eu chorei para Deus e pedi a Ele por ajuda. Deus me respondeu e me disse que Ele não apenas consertaria como também faria novo (Ap. 21:5)! A semana seguinte, meu marido me disse que ele iria se mudar na semana que viria. Eu fiquei tão animada!
No entanto, o inimigo atacou no dia seguinte com circunstâncias que me fizeram questionar se meu marido estava realmente voltando para casa. Novamente, deus me mostrou em sua palavra que eu devia esperar e que no décimo quarto e décimo quinto dia do mês eu deveria celebrar. Eu pensei que meu marido não poderia vir para casa no final de semana, que era dia 15, uma vez que ele tinha dito que viria na semana seguinte. Eu deveria ter acreditado no poder de Deus porque Ele me deu meu milagre. Na sexta-feira, dia quatorze, meu marido me disse que iria se mudar no dia seguinte (dia 15!). Eu estava tão feliz e maravilhada com o que Deus pode fazer. Então outra surpresa: meu marido não esperou pelo dia seguinte. Deus estava comigo durante toda a jornada e Ele me deu uma surpresa já no final! UAL! Meu marido me disse que sentia muito a minha falta, que me amava e que nunca iria deixar de me amar.
Eu realmente gostei e usei os materiais do RMI, incluindo Como Deus pode e vai restaurar seu casamento, Uma mulher sábia, os vídeos Seja encorajado, o vídeo Marido voltando para casa e o vídeo Ester. Eu não comprei todos de uma só vez. Eu acredito que Deus me deu a oportunidade de comprar cada material a medida que Ele me preparava ou precisava deles. Por exemplo, quando senti que meu marido estava próximo de voltar para casa, comprei o vídeo Marido voltando para casa. O tempo de Deus é perfeito!
Quando olho para trás, para todas as passagens que Deus me deu durante o processo e as coloco juntas, é como uma história. Eu agradeço a Deus que durante essa jornada Ele me ensinou a focar Nele e confiar que Ele é mais do que capaz de cuidar de qualquer situação. Eu sei que agora meu marido está em casa para o bem! Bem diferente de quando ele voltou antes de eu aprender e viver a palavra de Deus!
Mary Beth, RESTAURADO em Indiana
— Capítulo 3 — 
Tenha Fé
“...Nós (somos) o barro
e Tu, o nosso oleiro;
e todos nós a obra das Tuas mãos.”
Isaías 64:8
Você Tem Fé ou Medo?
O medo será um dos grandes ataques que você precisará superar. Romanos 12:21 diz: “Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.” O medo roubará sua fé e irá torná-la totalmente vulnerável ao inimigo. Quando você ouve o que todos estão dizendo a respeito do que seu marido está fazendo ou deixando de fazer, ao invés de manter seus olhos no Senhor e em Sua Palavra, você falhará em focalizar Cristo e começará a afundar!
Tenha fé na habilidade de Deus e em Seu desejo de restaurar seu casamento. Novamente, leia os testemunhos de casamentos restaurados e, então, ACREDITE que o seu testemunho será acrescentado a estes!
Um exemplo de fé: Pedro. Leia sobre o comportamento de Pedro em Mateus 14, começando no versículo 22. Jesus pediu a Pedro que andasse sobre a água. Se Ele está pedindo a você que ande sobre a água, você descerá do barco? Observe quando Pedro clama a Jesus - é seguido da palavra “logo” (imediatamente). Imediatamente, Jesus falou com ele e disse para ter coragem. Então, mais tarde, quando Pedro começou a afundar e clamou ao Senhor, “logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o!” (Mateus 14:31).
Medo. Uma pergunta que devemos fazer a nós mesmas é: ‘por que Pedro afundou?’. “Mas, sentindo o vento forte, teve medo” (Mateus 14:30). Se você olhar para sua situação e para a batalha que está acontecendo, afundará! Pedro tirou seus olhos do Senhor e o resultado foi medo! A Bíblia diz que ele “teve medo.” Se você tirar seus olhos do Senhor, ficará com medo!
Pelo contrário, olhe para Jesus e ERGA-SE acima de sua tempestade. Quando você está em um avião no meio da tempestade, é muito turbulento quando está subindo para acima das nuvens. Mas, uma vez em que o avião esteja acima daquelas nuvens pretas, o vôo é mais agradável, o sol está brilhando e você pode praticamente ver e sentir Deus lá! Incrivelmente, daquele ponto de vantagem, as nuvens abaixo são brancas e suaves!
Seu testemunho. Outro ponto muito importante é ver o que aconteceu aos outros que estavam no barco (você esqueceu que haviam outros que não saíram do barco?). A Bíblia diz: “Então aproximaram-se os que estavam no barco e adoraram-no, dizendo: És verdadeiramente o Filho de Deus” (Mateus 14:33). Você deseja permitir que Deus use você para revelar Sua bondade, Sua misericórdia, Sua proteção e atrair outros para Ele? Há uma grande recompensa! Isto é evangelismo. Outros virão a você quando estiverem com problemas porque viram sua paz apesar das circunstâncias que enfrenta.
Supere
O vento acalmou. “E, quando subiram para o barco, acalmou o vento” (Mateus 14:32). Sua batalha não durará para sempre. Este teste foi necessário para tornar Pedro forte o suficiente para ser a “Rocha” de quem Jesus falou (Mateus 16:18). Satanás (e outros trabalhando para ele) dirão que você ficará na provação até que ‘caia fora’ ou desista.
Deus nunca teve a intenção de deixar-nos “no vale da sombra da morte.” No Salmo 23 está escrito que nós andaremos “pelo vale da sombra da morte”. Satanás quer que pensemos que Deus deseja que vivamos lá! Ele quer pintar uma imagem de “desesperança”! Deus é a nossa esperança, e esperança é a fé em Sua Palavra que tem sido plantada em nossos corações.
Fé
Abraão. O segundo exemplo é quando Abraão estava com 90 anos e continuava sem o filho que Deus havia prometido. A Bíblia diz que ele “creu contra a esperança” (Romanos 4:18). Isto não é bom? Mesmo quando toda a esperança se foi, ele continuou acreditando em Deus e em Sua Palavra. Nós temos que fazer o mesmo.
Aja segundo fé que você tem. “E Jesus lhes disse: Por causa de vossa pouca fé; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá e há de passar; e nada vos será impossível” (Mateus 17:20).
Se você carece de fé. Se você carece de fé, deve pedir a Deus. Há uma batalha até mesmo pela nossa fé. “Milita a boa milícia da fé...” (1 Timóteo 6:12). E “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé” (2 Timóteo 4:7). “E não podia (Jesus) fazer ali obras maravilhosas; somente curou alguns poucos enfermos, impondo-lhes as mãos. E estava admirado da incredulidade deles” (Marcos 6:5-6). Quando o Senhor impuser Suas mãos sobre você e sobre seu casamento, Ele ficará admirado de SUA incredulidade?
Imitadores da fé. Nós faremos bem se imitarmos aqueles que, na Bíblia, demonstraram fé (você pode encontrar o Corredor da Fé no capítulo 11 de Hebreus). Precisamos agir nas promessas de Deus. “...Mas sejais imitadores dos que pela fé e paciência herdam as promessas” (Hebreus 6:12). Muitas mulheres que seguiram os princípios apresentados neste livro obtiveram vitória em seus casamentos problemáticos ou até destruídos. Seus testemunhos irão encorajá-la na fé. Acredite, como o hino que diz: “O que Ele fez por outros, Ele fará por você!”
Dúvida Destrói
Coração dobre ou duvidoso. Você não deve ser uma mulher de coração dobre. Sua mente não deve hesitar ou duvidar de Deus. “Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa. O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos” (Tiago 1:6-8). “Odeio os pensamentos vãos, mas amo a tua lei” (Salmos 119:113).
Se você tem problema de coração dobre, precisa ler e meditar na Palavra de Deus, que é a única verdade! Você TEM que se separar de QUALQUER pessoa que continue a dizer-lhe coisas contrárias ao desejo de restaurar seu casamento. E você precisa falar a “verdade” com todos sempre sobre sua fé na habilidade de Deus e sobre Seu desejo de restaurar seu casamento.
Fé sem obras. “Mas dirá alguém: Tu tens a fé e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras” (Tiago 2:18). Mostre aos outros que você tem fé através das suas ações. Se você acredita que seu marido vai voltar para casa, aja com tal. Deixe seu lado do armário vazio, seu lado da cama vazio, sua mesa de cabeceira vazia e garanta que você use sua aliança de casamento! “Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta?” (Tiago 2:20). Se você acredita que o que está orando vai acontecer, comece a tratar esta pessoa como se já tivesse sido transformada!
Não vá adiante de Deus. Não se mude. Não compre uma casa pensando que é para você e seu marido quando ele voltar. Ao invés disto, espere neste lado do Jordão - não entre na Terra Prometida sem seu marido! Deus é um Deus de “espera”. A urgência é normalmente utilizada pelo inimigo.
Firme em sua fé. Lembre-se daqueles que superaram e então receberam a vida abundante que Deus prometeu. “Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo” (1 Pedro 5:9). Compartilhe-os com sua família e amigos que duvidam que seu casamento possa ser salvo e que seu marido pode ser transformado por Deus.
Como Aumentar Sua Fé
A Palavra. Como podemos ganhar ou aumentar nossa fé? “A fé é pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus” (Romanos 10:17). Leia a Sua Palavra e o testemunho de outros. Cerque-se de mulheres fiéis, que creiam junto com você. Aquelas que permaneceram firmes em Deus irão ensiná-la e apoiá-la. Muitas vezes descobrimos que quando você sente como se não tivesse fé, deve compartilhar o pouco que ainda lhe resta. Ligue para alguém que você sinta que precisa de encorajamento e dê-lhe o resto da sua fé. Você desligará o telefone regozijando-se porque Deus a encherá de fé. Leia 1 Reis 17:12-15, para lembrar-se da viúva que deu seu último bolo para Elias e o milagre que ela recebeu!
Muitos vêm a nós pedindo ajuda e falham em colher um casamento restaurado, porque sentem que são incapazes de plantar na vida de outras pessoas enquanto estão lutando para salvar seus próprios casamentos. Isto não é bíblico e é contrário aos princípios de Deus. Deus usou a mim e a outras poderosamente enquanto ministrávamos a outros em nossa dor e carência - e Deus abençoou nossos esforços com casamentos restaurados!
Obediência. Não esqueça que a obediência a Deus é o modo supremo de alcançar a vitória. Não esqueça o que Jesus disse: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de Meu Pai, que está nos céus. (...) E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; APARTAI-VOS DE MIM, VÓS QUE PRATICAIS A INIQÜIDADE” (Mateus 7:21, 23). Se você “pratica” ou continua fazendo o que agora sabe que é contrário aos princípios bíblicos - seu casamento NÃO será restaurado!
Na vontade de Deus. Se seu coração a convence de que não está fazendo a vontade de Deus e que não está seguindo os princípios de Deus, indicados neste livro, então é claro que você não terá confiança e fé para receber seu pedido de Deus. Peça a Deus para “quebrantá-la” até sua vontade se tornar a vontade de Deus
Você DEVE Esperar
Espere pelo tempo de Deus. Deus parece trabalhar em UMA coisa de cada vez. Nós temos que trabalhar com Ele, em Seu tempo. Isto não significa que temos que esperar para orar, apenas significa que temos que esperar por Deus para mudar a situação no tempo certo. Graças a Deus que Ele não atira (através do convencimento) todos os meus pecados em cima de mim de uma só vez! Apenas use o tempo enquanto você espera para orar. Muitas vezes a batalha continuará, a seu favor. Podem haver muitas “batalhas” que temos que lutar (e vencer) na guerra por nossos casamentos. Lembre-se, “Quando a batalha é do Senhor, a vitória é nossa!”.
Temos o conforto de saber que Ele nos ouve imediatamente, mas a resposta pode parecer lenta. No livro de Daniel, um anjo falou com ele e deu-nos estes ‘insights’: “...Desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras; e eu vim por causa das tuas palavras. Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias” (Daniel 10:12-13). Pode levar algum tempo para vencer as batalhas, portanto, não fique cansada. “E vós, irmãos, não vos canseis de fazer o bem” (2 Tessalonicenses 3:13).
Compromisso pessoal: permitir a Deus transformar-me. “Baseada no que aprendi sobre a Palavra de Deus, comprometo-me a buscar a Deus e a Sua Palavra para aumentar a minha fé em Sua habilidade para restaurar meu casamento. Vou combater o medo, colocando meus olhos em Jesus, o Autor e Consumador da minha fé.” Meu marido se mudou e estava vivendo com OM, uma colega de trabalho. Ele não era feliz e não se sentia desejado em nosso casamento de 20 anos. Antes de decidir lutar pelo nosso casamento, eu mandei ao meu marido e-mails com as Escrituras, apontando os pecados e faltas dele. Foi muito errado lidar com a situação dessa forma! Ele dividiu comigo que isso só confirmou que ele tinha feito o certo em me deixar.

Muito edificante esse conteúdo e deseja que todos que estão vendo seus casamento e sua familia se acabar pudessem ler estes ensinamentos. Deus abençoe
ResponderExcluirhttp://adoradoresgospel.com.br/deus-restaura-o-amor-no-casamento/