sexta-feira, 2 de maio de 2014

o que aprendi



Mantenha-se calada. Outros dizem-nos para falarmos o que vem em nossa mente e compartilhar o que pensamos, mas Deus diz que: “...O homem entendido se mantém calado” (Provérbios 11:12). “O que guarda a sua boca conserva a sua alma, mas o que abre muito os seus lábios se destrói” (Provérbios 13:3).
 
Feche seus lábios. Na realidade, Deus diz que praticamos a sabedoria e parecemos sábios quando não falamos NADA. “Até o tolo, quando se cala, é reputado por sábio; e o que cerra os seus lábios é tido por entendido” (Provérbios 17:28). “Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna” (Mateus 5:37).

Sem palavras. Deus fala diretamente às mulheres para permanecem em silêncio. “Semelhantemente, vós, mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos; para que também, se alguns não obedecem à palavra, pelo porte de suas mulheres sejam ganhos sem palavra; considerando a vossa vida casta, em temor” (1Pedro 3:1-2).
“As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas” (1 Coríntios 14:34).
Doçura no falar. Se você envergonhou seu marido através do que disse a ele ou sobre ele, ou através de sua atitude, Deus é fiel para oferecer a cura: “O coração alegre é como o bom remédio, mas o espírito abatido seca até os ossos” (Provérbios 17:22). “As palavras suaves são favos de mel, doces para a alma e saúde para os ossos” (Provérbios 16:24). “...A doçura dos lábios aumentará o ensino (persuasão)” (Provérbios 16:21).

Deus vê! Ser cautelosa quanto ao tanto que você fala, ganhar seu marido sem palavras e sair do caminho de seu marido, é o que a Palavra de Deus nos ensina a fazer. Deus também é inflexível a respeito da ‘atitude’ por trás de suas ações, uma vez que ela revela seu coração. “...Porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração” (1 Samuel 16:7). A atitude de uma ‘mulher de Deus’ é a que demonstra respeito por seu marido, o que provém de um coração puro.
Estimar: ter alta consideração por alguém. Muitos psicólogos cristãos tomaram o mandamento de Deus de ‘estimarmos aos outros acima de nós mesmos’ e transformaram-no em ensinamentos para edificar a nós mesmas mais do que aos outros. Leia toda a passagem bíblica para que a verdade liberte-a do orgulho, que está destruindo você e seu casamento: “Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere (estime) os OUTROS superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros. De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens” (Filipenses 2:3-7).

Reconheça aquele que preside sobre você. Seu marido preside sobre você. Você torna seu trabalho mais fácil ou mais difícil? “E rogamo-vos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós e que presidem sobre vós no Senhor, (...) e que os tenhais em grande estima e amor, por causa da sua obra. Tende paz entre vós” (1 Tessalonicenses 5:12-13).

Honrar: ter em altíssima consideração. Devemos considerar nossos maridos como dignos de honra, honra que devemos estar demonstrando a eles. “Todos os servos que estão debaixo do jugo estimem a seus senhores por dignos de toda a honra, para que o nome de Deus e a doutrina não sejam blasfemados” (1 Timóteo 6:1).

Nenhum comentário:

Postar um comentário