Reconstruindo com Sabedoria
Dia 2, Semana 1:
"Reconstruindo Sobre a Rocha"

Lobos Famintos?
Jesus nos alertou sobre líderes espirituais que tentariam nos enganar. “Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores. Pelos seus frutos os conhecereis...” (Mt 7:15-16).
Podemos ver os frutos financeiros de muitos ministérios, embora a maioria de seus seguidores esteja perecendo por falta de conhecimento.
“O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porquanto rejeitaste o conhecimento...”(Os 4:6).
Quando você ouve os mais populares pregadores cristãos, você tem certeza de que a informação deles é baseada nas escrituras?
Ou em psicologia e idéias do homem?
Você ao menos sabe a diferença?
“O profeta que tem um sonho conte o sonho; e aquele que tem a minha palavra, fale fielmente a minha palavra. Que tem a palha com o trigo? diz o Senhor.” (Jr 23:28).
Você é capaz de discernir a palha do trigo?
Você tem conhecimento suficiente para não ser enganada por aqueles que Deus nos disse que iriam vir e enganar os cristãos — os lobos famintos?
Bem, onde você pode encontrar a sã doutrina?
Muitas mulheres cristãs adoram sermões de seus pastores, ou coisas que elas escutam nas rádios ou canais de TV cristãs. Mas a maioria das mensagens que as fazem sentir bem raramente trazem a verdadeira convicção que nos motiva a mudar. Este livro é um pouco diferente. Este livro é para sacudir você.

Você irá escolher correr da verdade ou abraçá-la quando você começar a ler coisas que com certeza são sobre as mudanças necessárias ao invés das coisas lindas que te arrepiam que você está acostumada a ouvir?
Muitos pastores e palestrantes cristãos sentem hoje em dia a necessidade de atrair grande audiência, então eles falam o que os espectadores querem ouvir mais do que eles realmente precisam ouvir.
Mas você pode culpá-los?
Ao atrair grandes multidões eles recebem grandes ofertas para manter seus ministérios, certo? Mas, eles não deveriam ser os culpados por estarem destruindo todos nós com os mitos e mensagens para nos sentirmos bem?
Talvez você pense que o que estou dizendo é um pouco exagerado. Mas adivinhe? Esta não é a minha opinião, mas é Deus nos alertando.

Leia isso … “Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; ao contrário, sentindo coceira nos ouvidos, juntarão mestres para si mesmos, segundo os seus próprios desejos. Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos.” (2 Tm 4:3-4).
Meus caminhos, meus pensamentos.
O que está escrito nas próximas lições pode parecer “grego” para vocês. Muitas destas verdades são raramente, se alguma vez, pregadas no púlpito, discutidas em rádios cristãs ou escritas em livros cristãos.
“Porque, assim como o céu é mais alto do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos” (Is 55:9).
Estes ensinamentos são facilmente encontrados nas escrituras, mas são frequentemente desconsiderados, subestimados ou mal interpretados para justificar uma visão oposta, ou até mesmo para justificar o pecado.
“Toda palavra de Deus é pura, escudo é para os que nele confiam. Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda e tu sejas achado mentiroso” (Pv 30:5-6).

Mas você está pronta para ouvir a verdade?
Seu coração está quebrantado e contrito?
Você pode dizer que você está em um lugar em sua vida onde você se sente contrita, o que significa que você está sinceramente sentindo remorso e arrependimento?
A razão para eu perguntar é porque tenho visto que apenas um coração quebrantado e contrito é capaz de absorver a verdade da Palavra de Deus.
“O sacrifício aceitável a Deus é o espírito quebrantado; ao coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus” (Sl 51:17).
O seu coração quebrantado é o solo fértil que o Senhor diz que vai produzir muitos frutos!
“Ouça então a parábola do semeador. A todo o que ouve a palavra do reino e não a entende, vem o Maligno e arrebata o que lhe foi semeado no coração; este é o que foi semeado à beira do caminho. E o que foi semeado nos lugares pedregosos, este é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria; mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e sobrevindo a angústia e a perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza.
E o que foi semeado entre os espinhos, este é o que ouve a palavra; mas os cuidados deste mundo e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e ela fica infrutífera. Mas o que foi semeado em boa terra, este é o que ouve a palavra, e a entende; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta.” (Mt 13:18-23).

Eu não escutei isso!
Você ouviu? Ouça. “Mas bem-aventurados os vossos olhos, porque vêem, e os vossos ouvidos, porque ouvem. Pois, em verdade vos digo que muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não o viram; e ouvir o que ouvis, e não o ouviram” (Mt 13:16-17).
Você precisará de um “ouvido para ouvir”, o que significa ouvir e desejar ganhar toda a sabedoria que a Bíblia tem a oferecer.
Medita Dia & Noite

Você precisará renovar sua mente para alinhá-la com o que Deus diz sobre todas as coisas. A maioria das pessoas confia no que é bem aceito conforme os padrões do mundo, ou segue os chamados “especialistas” numa determinada área.
“Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.” (Sl 1:2-3).
Infelizmente, a maioria de nós nos apoiamos no que é “popular” pensar de acordo com o que o mundo pensa, o que, como eu disse, é basicamente a mesma coisa que a igreja está ensinando também!
Todo mundo espera seguir os chamados “experts” e confiar no que nossos professores nos dizem como a verdade completa. Mas como sabemos se o que os “experts” dizem, ou nossos professores nos ensinam, é um mito ou verdade?
O único modo é conhecendo a Palavra de Deus — a Rocha.
Não vamos nunca nos esquecer que Deus é o nosso Criador. Afinal Ele sabe, mais do que qualquer um, como lidar com cada problema e chuva que cair em sua vida. Ele é o único que sabe como lidar com cada circunstância que enfrentamos em nossos relacionamentos — uma vez que Ele criou o Universo!!
Sua Palavra é a Verdade.
E da mesma forma que lemos acima quando Jesus estava falando sobre o semeador, mesmo depois de você ter lido e estudado a verdade, o inimigo muitas vezes tentará fazer com que você rejeite o que está escrito neste livro.
“Quando alguém ouve a mensagem do Reino e não a entende, o Maligno vem e lhe arranca o que foi semeado em seu coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho.” (Mt 13:19)
Um esquema favorito do inimigo * é tentar você, a leitora, para rejeitar o que você leu nesse livro levando você a pensar ou dizer que não concorda com a autora.
Em primeiro lugar, não importa o que a autora está escrevendo ou dizendo.
Tudo o que importa é o que Deus diz, pois Ele é o Autor e Criador da vida. Por isso você deve ler cada versículo nas escrituras para que você possa saber o que Deus está dizendo. E então ...

E devemos nos lembrar que o inimigo tentará desencorajá-la, e a discordância é uma de suas táticas favoritas — pois geralmente isso funciona.
Então, toda vez que você ler algo nessas lições que você não acredita, você tem três escolhas:
1) Você pode conversar com alguém que você sabe que irá concordar com você.
2) Você pode aceitar apenas aquilo que quiser e passar por cima do resto.
OU
3) Você pode buscar a Verdade.
Por favor, escolha buscar a Verdade. “Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade” (Jo. 17:17).
Não há nada a temer com a verdade —

A Verdade te Libertará!
“Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sois meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (Jo 8:31-32).
Mais uma vez, se você questionar este material, eu te peço que busque a Palavra para encontrar a Verdade.
*Depois de anos ministrando para mulheres eu geralmente sou questionada sobre o que escrevi, sobre o que acredito. Quando isso acontece, eu sou forçada a fazer uma busca mais profunda pela verdade.
Eu encaro como uma procura para provar o que acredito, eu procuro pela verdade, sabendo que não importa se estou certa, e sim que o ensino é certo e verdadeiro.
E não importa o que eu descubro, a cada vez que sou desafiada, minha fé é fortalecida e sou capacitada a defender a minha fé e o que acredito.
Querida leitora, eu espero que você faça o mesmo. E por favor, não cometa o erro de procurar pela verdade em outro livro (nem mesmo em um dos meus livros).
Procure no LIVRO certo, a Bíblia. Cada verso que eu uso possui o link do Biblegateway e quando você clica no link, você pode ver o verso em versões diferentes da Bíblia.
Leia os versos anteriores e posteriores. Faça uma pesquisa sobre uma palavra chave e veja em outras versões que irão provar a você ou não o que estou dizendo.
Não tenha pressa. Tome o tempo necessário para ir fundo na verdade de Deus!

Buscai e Achareis
Reserve um momento para escrever versos especiais em um cartão 3x5, e então leia todos os dias. Memorize um versículo e repita-o diversas vezes em sua mente.
Então um dia será como se uma luz se acendesse num cômodo escuro; sua vida começará a mudar de acordo com a Verdade — o que significa que você irá prosperar em tudo que você fizer.
Aqui está uma promessa de Deus quando você pensa na Lei Dele, ou seja na Palavra Dele:
“Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará” (Sl 1:2-3).
Buscar a verdade vale o esforço?
Você terá tempo?
“Ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos corações sábios.” (Sl. 90:12).
Se nós O buscamos em primeiro lugar, antes de qualquer coisa ou pessoa, Ele promete que tudo o mais Ele nos DARÁ – que promessa maravilhosa! E isso significa que você não terá que trabalhar por isso ou merecer isso.
Veja, é dito bem aqui: “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.” (Mt 6:33)
Nenhum comentário:
Postar um comentário