Dia 18, Semana 3: RSC Capítulo 14
"Primeiro a Atirar Pedras"
mas primeiro Testemunhos de Casamentos Restaurados
feitos a partir de

Restauração na Califórnia!
Eu estava tendo problemas no meu casamento. Meu marido pegou todas as suas roupas e disse para as nossas duas crianças e para mim que ele estava indo embora. Eu entrei em contato com o Senhor e com as irmãs do Ministério Restaurar, e elas começaram a orar quando eu já não mais conseguia fazer isso.
Às vezes, com lágrimas em meus olhos, eu me ajoelhava e chorava para o Senhor para me curar e curar o meu casamento; eu pedi ao Senhor para que Ele me fizesse igual à esposa de Provérbios 31 (aquela que constrói o lar). Eu pedi a Ele para me ajudar a corrigir o mal que eu tinha feito ao meu marido não o perdoando e não sendo honesta com ele.
Senhoras, nós temos que ser honestas porque isso vai nos alcançar. Isso causa sérios problemas – mentir sobre dinheiro, fazer o que eu quero, não valorizar o meu marido e não ser submissa! Mas, quando eu percebi que ele estava falando sério sobre ir embora após 8 anos de casamento, o Senhor me abriu os olhos. Obrigada Jesus!
Ele permitiu que eu enxergasse onde eu tinha errado. Não me entenda mal – meu marido também não era perfeito, mas eu estava longe da perfeição! Eu pensava que eu era perfeita, e ele não poderia me dizer o contrário! Mas o Senhor permitiu que eu visse os meus erros antes de irmos ao fórum para o divórcio e antes do meu marido ir embora! Eu pedi ao Senhor para me perdoar de todos os meus erros, para me dar um coração que perdoa e curar a minha alma.
Então o Senhor começou a trabalhar em meu marido e no nosso casamento. Aleluia! Meu marido nunca foi embora! Ele guardou as suas roupas de volta e nós estamos dormindo juntos, abraçados e conversando! Sim, eu ainda estou dando graças ao Senhor e não devo nunca parar de louvá-Lo!
Eu sei que não foi ninguém além do Senhor que me deu esse milagre! Agora eu trato o meu marido como o Senhor quer que eu o trate. Meu marido é o senhor do nosso lar (Sara chamava Abraão de senhor), e ele se sente amado e respeitado. Ele deixou o Senhor quando isso tudo começou e ainda não voltou para Ele. Mas ele irá voltar!!! Glórias ao Senhor!
Mas nossa casa é finalmente um “lar” novamente, e o Ministério Restaurar me ajudou a ver que não era o que eu pensava ou o que o mundo pensava, mas o que Deus quer que eu pense e faça! Não escute a opinião das pessoas; se dirija ao Senhor! Faça o que o Senhor disser e isso vai funcionar!
Glórias ao Senhor! Obrigada Jesus, e obrigada Ministério Restaurar pelo direcionamento para entrar em sintonia com a vontade de Deus!! Deus pode e vai restaurar se nós O deixarmos restaurar! SE NÓS DEIXARMOS JESUS FAZER ISSO, ELE FARÁ!! GLÓRIAS A DEUS!! GLÓRIAS A DEUS!!
Restaurado em Illinois!
Uma das minhas constantes orações durante o tempo que meu marido ficou longe de casa foi que essa crise seria de alguma forma uma experiência positiva, de construção de fé para as minhas três filhas. Mesmo quando as circunstâncias não trouxeram muita esperança para a reconciliação, eu escolhi manter meus olhos fixos em Jesus e ignorar (o máximo que eu pude) a enorme tempestade.
E, como Pedro, quando eu tirasse meus olhos do Senhor e olhasse para as ondas, eu começaria a afundar. Graças a Deus pela Sua palavra que nunca muda e Erin, por sua convicção de compartilhar a mensagem de Deus! Embora nossos ouvidos cobiçosos gostem de ouvir algo diferente, Sua Palavra permanece sendo verdade!
As principais discussões começaram em Janeiro. Meu marido de treze anos e meio se mudou no início de Março, assinando um contrato de aluguel de um ano, e dando entrada imediatamente no pedido de divórcio. Em meio a muita raiva, lágrimas e controvérsias, Deus estava falando comigo desde o início. Eu estava andando na direção certa antes de receber os materiais da Erin, mas eles definitivamente me desafiaram a ir a fundo e fazer tudo do jeito de Deus.
É verdade que o povo de Deus “perece pela falta de entendimento”. Tiveram muitas, muitas maravilhas ao longo do caminho! Deus estava agindo de forma incrível para mudar AMBOS os nossos corações. Aconteceu um grande rompimento espiritual com o meu marido no início de Julho e reconciliação no fim de Agosto. Nós celebramos em um fim de semana numa conferência chamada “Eu ainda aceito”; ele se mudou de volta para casa e nós celebramos nosso décimo quarto ano de casamento em Setembro como uma família unida!
Deus fez mais do que eu poderia pedir ou imaginar, ainda fez do meu marido o líder espiritual na nossa casa. Ele está comprometido, fiel, amoroso, imperfeito, mas querendo louvar a Deus em tudo o que faz. Incrível!
E aqui está como Deus usou toda essa experiência com uma das minhas filhas:
Minha filha de 20 anos compartilhou comigo depois que seu principal objetivo de vida é levar outros a conhecerem Jesus (aleluia, especialmente porque meu marido e eu só viemos a conhecer Jesus há quatro anos). Nós recentemente tomamos a decisão de educá-la em casa, primeiramente para compensar o tempo perdido. Nós estamos focando em questões de caráter, instruções bíblicas, e como estudar a Palavra de Deus.
Nós temos visto maravilhosos resultados em apenas um mês e meio que a “escola” começou, porém ela sente falta de seus amigos. Tem dias que ela queria estar na escola. Então quando ela fala que quer “ser capaz de defender sua fé”, eu aproveito para reforçar o porquê estamos educando ela em casa. Eu disse, “Eu sei que é difícil para você acreditar agora, mas haverá uma hora que você pode duvidar; e quando isso acontecer, nós queremos que você saiba onde procurar as respostas”.
Com lágrimas caindo em seu rosto, ela disse, “Eu NUNCA irei duvidar. Não depois de tudo o que eu passei. Eu vi minha família separada, e depois reunida novamente por Deus.” Dessa vez, eu tinha lágrimas nos meus olhos e eu acreditava. Eu sabia que todas as vezes que eu chorei para Deus, gemendo que eu não conseguiria aguentar, com raiva Dele por me pedir para fazer algo que eu não queria fazer, acordar nas horas mais escuras, clamando que Deus iria cumprir Suas promessas – isso tudo vale a pena! Não só para mim. Não só para o meu marido. Também valeu para as meninas.
Valeu a pena pela fé delas, e pelo incontável número de pessoas que serão influenciadas pelos seus testemunhos durante as suas vidas. VALEU A PENA! Aguente firme em tudo o que está acontecendo e seja RADICALMENTE obediente a Cristo. Tenha fé, mesmo quando outros ao seu redor tiverem desistido e te disserem para fazer o mesmo.
Pois o nosso Deus é um Deus maravilhoso – Ele segura “o coração do rei em Suas mãos e o inclina como ribeiros de água“. DEUS irá restaurar seu casamento – Ele restaurou o nosso, eu dou TODA LOUVOR E GLÓRIA E HONRA A ELE!
Meu marido está em CASA!
Meu marido me perguntou se eu queria me reconciliar. Eu disse, “Sim!”. Ele saiu de casa três dias depois e hoje, uma semana depois, ele está trazendo o resto das suas coisas para casa! Graças a Deus!
Ele me perguntou o que eu esperava desse relacionamento. Minha resposta foi “ser capaz de amá-lo como uma esposa deve amar seu marido, e a respeitar e honrá-lo até que a morte nos separe.” Ele sorriu e me apertou forte. Deus é fiel!
Eu confiei ao Senhor todas as minhas preocupações sobre se eu deveria ainda ter minha família e eu sei que Deus é fiel e nós seremos melhores como nunca fomos!!
Nós estávamos separados por apenas dois meses. Eu estou muito feliz que eu não tive que chegar ao fundo do poço para buscar ao Senhor. Após estar separada por duas semanas e meu marido estar vivendo com outra pessoa, eu busquei ao Senhor em tudo, levando tudo para Ele.
O Senhor foi a minha força durante esse tempo enquanto eu tive que enfrentar muitas situações difíceis sozinha com as crianças. Graças a Deus, meu marido está em casa e estará aqui para ajudar sua família.
Louvado seja o Senhor! Deus é tão fiel!
O Senhor trouxe meu marido para casa na Carolina do Norte!!
Eu estou tão maravilhada com o que o Senhor milagrosamente fez na minha vida que eu temo não conseguir expressar toda a alegria que eu estou sentindo! Todo o LOUVOR, GLÓRIA, HONRA, e ADORAÇÃO é devida ao meu precioso Senhor! Deus trouxe meu marido de volta para casa!!
Eu estou em tanto temor e num estado humildade de contentamento que palavras não podem expressar meu sentimento ou a gratidão e agradecimento que eu devo a Deus. Após anos de um problemático casamento (e o último sendo o mais sem amor e egoísta), meu marido se mudou há mais de um ano, para começar um relacionamento com outra mulher. Eles estavam morando juntos, com as duas crianças dela. Meu marido estava absolutamente certo de que ela “era a mulher certa”, certo de que o divórcio era o que ele queria. Ele só queria “embarcar na sua vida” com ela e ser feliz.
Deus é tão poderoso, gracioso, e maravilhoso! Toda a dor, pesar e tristeza que eu pessoalmente tive que aguentar valeu à pena! Não só pela forte relação e pela profunda admiração que meu marido e eu compartilhamos, mas mais importante, é que foi ESSA situação toda que trouxe o meu relacionamento com Deus! Eu estive correndo Dele e O afastando toda a minha vida.
Eu acreditava Nele, mas eu não queria ter nada com Ele. Eu certamente não acreditava que Ele poderia alguma vez fazer alguma coisa por mim ou em minha vida. A propagação que essa restauração tem tido e continuará tendo tem trazido tantas bênçãos para tantas pessoas. Eu não imagino e nem nunca entenderei isso até nos encontrarmos no paraíso.
Esse era o Seu propósito. Sim, foi doloroso, mas Deus é tão gracioso e amoroso. Até agora, todo mundo tem perguntado os “detalhes”: “O que seu marido disse?” “O que fez ele mudar de idéia?” “Ele disse que te ama?” etc. Não há muito o que dizer em termos de detalhes. Para simplificar, Deus respondeu as minhas orações – literalmente! A cerca de espinhos ao redor do meu marido e da outra mulher que eu orava todos os dias funcionou, e Deus simplesmente fez como muitos pedem a Ele nessa situação. ELE INCLINOU O CORAÇÃO DO MEU MARIDO DE VOLTA PARA MIM, E PARA NOSSA FILHA, FAMÍLIA, NOSSO CASAMENTO, E PARA ELE!!
Glórias a Ti, Jesus! Erin, você estava tão certa dizendo que Deus nos dá a graça de perdoar TOTALMENTE. Eu imaginei tantas vezes como eu iria reagir quando meu marido demonstrasse o desejo de retornar. Eu sabia que isso aconteceria, eu só não sabia quando, e estava preparada (e esperando) que isso fosse demorar.
Eu sabia que eu ia ter problemas na questão da confiança e autoconsciência, me preocupando sobre ter intimidade pela primeira vez. Eu SABIA que eu não seria capaz de esquecer a mágoa, dor, e rejeição de meu marido ter estado emocionalmente e fisicamente com outra mulher. Deus é tão misericordioso – isso NÃO foi um problema!
Essa é só mais uma transgressão que nosso Senhor, em Sua infinita misericórdia, enterrou completamente e cobriu com o Seu sangue. É como se isso nunca tivesse acontecido. Eu não conseguiria fazer isso ou me sentir desse jeito por mim própria. Por favor, louve e agradeça o Senhor comigo e por tudo o que Ele tem feito em nossas vidas!
Eu peço que você concorde comigo em oração pela salvação da outra mulher e de seu marido, para que o Senhor cure e restaure seu casamento também. Eles são exatamente como meu marido e eu somos. Eu sei que Deus ama a todos nós e deseja ser um em todos nós. Eu quero que Deus os abençoe da mesma forma que Ele nos abençoou.
Eu não sei nem mais o que dizer além de OBRIGADA, Pai celestial! Eu TE amo. Eu sou Sua. Nosso casamento é Teu. TODA a Glória e honra a Ti somente!
Seja encorajada e ache esperança e força nesse testemunho, porque, eu te digo, o nosso casamento era um dos que mais pareciam totalmente e completamente sem esperança!! Fé e paciência herdam as promessas. Deus é fiel!
Restauração no dia de Ação de Graças
Como meu casamento foi restaurado e os votos renovados perto do dia de Ação de Graças, eu não posso pensar num jeito melhor de celebrar do que dando glórias a Deus! Sem um grande jantar, só refletindo no amor de Deus e no Seu maravilhoso presente, meu marido.
Nós não somos mais do que trapos imundo salvos pela Sua graça e Seu sangue. Nós devemos continuar louvando, orando e jejuando por nossos casamentos e suportando nossos maridos em oração. Satanás ainda é um lobo, devorador e destruídor de vidas, mas ele é derrotado e nossa vitória está em Jesus.
Eu agradeço a Deus por meu marido e eu sabermos o tempo todo que a sua saúde emocional tinha sido afetada. Ele se afastou porque ele não entendia o que estava acontecendo com ele. Tudo o que ele sabia era que a sua vida parecia fora de controle. Ouvir ele dizer, “ Obrigado, querida, por não desistir”, me faz chorar lágrimas de alegria! Foi Deus que colocou amor incondicional no meu coração pelo meu marido.
Obrigada, Erin and Dan, e a todos os homens e mulheres que continuam a acreditar em seus casamentos. A reafirmação que compartilhamos uns com os outros é maravilhosa. Deus abençoe todos vocês!
Orar até alguma coisa acontecer!
Deus está maravilhosamente no controle de todas as áreas das nossas vidas! Quão belo é saber que tudo o que precisamos fazer é não andar pelo nosso próprio entendimento, mas em todos os nossos caminhos reconhecer-Lo e Ele irá guiar os nossos caminhos!
Louvem a Deus com todo o fôlego que Ele nos deu. Eu agradeço a Deus por esse maravilhoso ministério que eu tenho visitado desde 2001 quando eu estava “na pior”. Erin e Dan, vocês têm sido como João Batista para mim, me mostrando a direção de Deus, meu primeiro Amor.
Eu coloquei meu marido acima de Deus, e eu agora sei que isso era idolatria. Eu tenho uma parceira com um espírito cheio de encorajamento que ora e chora comigo. Ela sempre me leva de volta para o nosso Senhor e Salvador. Deus está trabalhando na minha situação, primeiramente me modificando e falando ao meu coração sobre perdão e novas misericórdias todo dia. Eu estava no abismo do inferno, mas Deus foi lá embaixo e me puxou para cima e transformou minha escuridão em luz, uma bonita luz salvadora de almas.
Meu marido está em casa, Glória a Deus!! Ele está mais afetuoso e atencioso, e ele diz a nossa família que devemos colocar Deus em primeiro lugar! Deus começou um trabalho em nós que eu sei que ele irá completar no Seu próprio tempo. Eu estou tão confortavelmente sentada no banco de trás, descansando no Senhor, sabendo que eu não tenho que estar no banco do motorista. A batalha não é minha – é do Senhor!
Eu não consigo evitar as lágrimas de alegria quando eu penso sobre quão longe Deus me trouxe para saber que Deus me ama mesmo com todos os meus defeitos. Quem não serviria a um Deus como esse? Apenas O.A.A.A. (Ore Até Algo Acontecer). Vamos continuar acreditando que Deus pode e Deus vai restaurar todos os nossos casamentos! Aleluia!
Deus Não Muda!
CONFIE EM DEUS – SUA PALAVRA PERMANECE FIRME. Para vocês que estão pensando se precisam aplicar todos os princípios Bíblicos que Erin sugeriu, FAÇA ISSO JÁ! Meu marido está em casa por mais de um mês e tem compartilhado comigo uma história atrás da outra que confirma a sabedoria de seguir o caminho de Deus.
“Deixar ir” permitiu que ele parasse de gastar energia emocional nas tensões entre nós, e então, permitiu que ele passasse mais tempo examinando o seu relacionamento com Deus.
“Deixar ir o meu advogado” fez acabar a batalha entre nós sobre as finanças, e (nas palavras do meu marido) fez ele perceber que “a decisão do divórcio estava toda sobre seus ombros”! Ele teve que lidar com a idéia do que fazer com a sua família, suas filhas, e sua herança. Após tantos anos dizendo para ele sutilmente (e nem sempre tão sutilmente) o que eu achava que ele deveria fazer sobre alguma coisa, ou tendo certeza que eu o informava minha insatisfação sobre o nosso relacionamento, sobre questões disciplinares com as crianças, e sobre todas as coisas em nome da “comunicação”, eu finalmente aprendi a ser como a esposa de 1 Pedro 3 e CALAR A BOCA! (OK, essa não é a tradução literal, mas certamente mostra o caminho!)
Apósele começar a dizer que Deus tinha o convencido que ele precisava vim para casa, ele me perguntou se eu tinha alguma idéia sobre ele falar com alguém (um conselheiro, talvez, ou nosso pastor) para resolver as questões remanescentes. Há alguns meses, eu não só tive idéias, como também eu o coloquei pra baixo perante o seu companheiro de oração do pequeno grupo de membros! Tentando manipular a situação e bancando a Espírito Santo júnior!
Mas, graças a Deus, minha única resposta foi, “Eu tenho certeza que o que quer que você decida será a coisa certa.” E sabe o que mais? Embora antes eu tenha, sem conhecimento, despido ele da sua autoridade dada por Deus, meu marido subiu para a posição de líder que ele merece! Submissão a ele, sempre confiando em Deus, tem sido a chave para a restauração do nosso relacionamento!
Deus é tão bom! Embora meu marido tenha decidido definitivamente vim para casa há dois meses, ele sentiu que Deus estava no controle do tempo e que ainda tinham algumas mudanças que ele ainda tinha que fazer antes que ele pudesse voltar para casa “para o bem”. Talvez no dia de Ação de Graças, certamente no Natal, ele disse. Bom, eu acredito que por frear a minha vontade de “sugerir” como ele deveria lidar com a situação de retornar para a nossa casa, Deus verdadeiramente me deu o desejo do meu coração, e meu marido voltou muito antes!
Meu marido organizou tudo para um fim de semana em Chicago, com direito a tíquetes para a conferência “Eu ainda aceito”! Seis semanas antes, na semana que meu marido se mudou, eu vi um anúncio da certificação “Marriage Covenant” e eu queria tanto que nosso relacionamento fosse restaurado ao ponto que nós nos comprometêssemos novamente um com o outro diante de Deus. Deus é TÃO BOM! Eu nunca comentei nada sobre isso com o meu marido, e ainda assim ele escolheu exatamente isso (a conferência, nosso comprometimento um ao outro pelas nossas palavras/votos e no papel, um fim de semana inteiro para se “reconectar”) que atendeu completamente o desejo do meu coração... conquistado sem nenhuma palavra!
Então, passadas quatro semanas (após a conferência), meu marido tem estado aqui todas as noites, mesmo ainda tendo coisas no apartamento (e um longo contrato de aluguel de um ano). Nós passamos o fim de semana trazendo o resto das coisas. Mesmo que alguns digam que foi ai que ele realmente “voltou para casa”, eu sei que ele voltou antes em seu coração. Suas “coisas” eram só formalidades, mas graças a Deus que ELE COMPLETA o bom trabalho que Ele começa!
Deus trouxe para casa UM HOMEM TRANSFORMADO! A cada dia eu fico maravilhada com o milagre que Deus elaborou em nossas vidas. O que estava morto (nosso casamento), Deus ressuscitou! Não com o mesmo estado medíocre que era antes, não, nós finalmente estamos experimentando o que é “verdadeiro” amor, o que significa sem “uma carne”.
Meu marido me disse o quanto ele sente por ter machucado a mim e às nossas garotas; ele pede meu perdão (que eu já dei a ele muitas vezes em meu coração, com a ajuda de Deus). É incrível como Deus nos transforma quando buscamos a Ele em primeiro lugar. Quando nós vivemos para agradar ao Senhor, não a nós mesmos, é quando experimentamos a alegria. Eu louvo a Deus por nos amar o suficiente para permitir essas crises em nossas vidas. Ele sabia o quanto custaria trazer as mudanças em cada uma das nossas vidas que nos permitira experimentar o melhor de Deus!
Eu nunca acreditaria que eu diria que eu estava tão grata por meu marido ter me deixado, e que eu estaria tão próxima de Jesus agora de um jeito que eu nunca estive antes. Eu SEI sem nenhuma dúvida que meu marido está em casa para o bem porque, como Erin diz, quando Deus faz isso, é completo e permanente. Eu agradeço a Deus diariamente por tudo o que temos passado – E por trazer mais e mais pessoas com quem eu compartilho esse testemunho e dou esperança.
Eu estou convencida também, como Erin diz, que problemas no casamento não são “crises matrimoniais”, mas na verdade “uma crise espiritual” disfarçada. Então, para todas vocês que ainda não experimentaram a restauração dos seus casamentos, eu digo, “Esperem! Mantenham os olhos fixos em Jesus, não nas circunstâncias. Você não é um caso em que a verdade imutável de Deus não se aplica. Tenha coragem!”
Restaurado para o nosso Aniversário!
Deus é tão bom! Meu marido me ligou hoje, após falar com sua mãe, e me disse que quer que eu compre uma passagem de ida para Jacksonville FL onde ele está! Ele disse que quer tentar trabalhar em nosso casamento! Eu ainda estou sentada aqui e não sei o que eu estou sentindo – Eu sinto como se eu estivesse sonhando, mas é real!!! Eu estou chocada como isso aconteceu tão rápido.
Eu pensei que Ele não estava trabalhando. Eu dou a Ele todo o louvor e toda a Glória! Ele quer que eu vá para lá para que passemos nosso aniversário juntos! Glórias a Deus! Deus é tão bom!
Marido está em Casa de volta!
Eu estou tão comovida com os seus testemunhos, especialmente aquelas que tem esperado por ANOS.
Agora eu quero informar que meu marido está em casa de volta! Louvem o Senhor! Ele estava fora por nove meses! Nós temos tido um casamento cheios de altos e baixos por 8 anos.
Eu tinha sido uma esposa contenciosa e desobediente. Eu comecei a perceber isso há um ano e meio. Então, três meses atrás, eu encontrei o site do Ministério Restaurar. Eu comecei a aprender a me submeter. Tem ocorrido mudanças maravilhosas em nosso casamento!
Meu marido está claramente se tornando o líder. Eu peço a ele permissão para fazer as coisas. É tudo tão novo para mim! Eu cresci de um jeito totalmente oposto a isso (uma mulher completamente liberalista). Isso é realmente a verdade da Palavra do nosso Senhor! Ele disse que Ele firmaria nossos pés na Rocha, e Ele firmou!
Eu ainda preciso de orações para continuar me submetendo a ele e entregando TUDO para o Senhor. Obrigada por estarem lá, por esse ministério e por todos que estão andando nos caminhos que o Senhor quer que andemos.
— Capítulo 14 —
Primeiro a atirar pedras
“Aquele que de dentre vós
está sem pecado
seja o primeiro
que atire pedra…”
João 8:7
Adultério é Motivo para Perdão
O adultério deve ser sempre perdoado? O que Jesus fez? Ele disse à mulher pega em adultério: “Ninguém te condenou? (...) Nem Eu também te condeno; vai-te, e não peques mais” (João 8:10-11). Você condenou seu marido?
Mas eu nunca fiz nada que fosse um pecado tão grave! Deixe-me mostrar que Deus agrupa seus pecados junto com os de seu marido. É assim que Deus vê o pecado: “Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: (os dele?) adultério, prostituição, impureza, lascívia, (...) (agora os seus?) inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas...” (Gálatas 5:19-20).
E se eu não o perdoar? Quais são as graves conseqüências da falta de perdão? “Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas” (Mateus 6:15).
Quando Deus se refere a adúlteros e fornicadores, Ele diz: “E é o que alguns têm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus e pelo Espírito do nosso Deus” (1 Coríntios 6:11). “Porque o marido descrente é santificado pela mulher” (1 Coríntios 7:14). Uma vez que você e seu marido são uma só carne, nós, do Ministério Restaurar, sugerimos que você se aproxime do Senhor, permitindo-lhe transformá-la mais à Sua imagem. Algo incrível começará a acontecer com seu marido, já que vocês são uma só carne – ele será santificado! Entretanto, se você continuar em pecado, vocês dois permanecerão não santificados.
Mas o adultério já aconteceu antes! Lembremo-nos do que Jesus disse quando Lhe perguntaram com que freqüência deveríamos perdoar alguém “E, se pecar contra ti sete vezes no dia, e sete vezes no dia vier ter contigo, dizendo: Arrependo-me; perdoa-lhe” (Lucas 17:4). (Leia o Capítulo 8 – “Um Espírito Manso e Quieto”, no subtítulo “Amor Difícil”.) Veja abaixo porque isto continua.
Mas ele não se arrependeu! Quando Jesus estava na cruz pelos seus pecados, Ele clamou: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” (Lucas 23:34). (Novamente, leia o Capítulo 8 – “Um Espírito Manso e Quieto”, no subtítulo “Perdão”).
“Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.” Deus especificamente pediu a Seu profeta Oséias para casar novamente com sua esposa Gomer, mesmo ela tendo sido abertamente infiel a ele. “...Porque ela não é minha mulher, e eu não sou seu marido” (Oséias 2:2). “Ir-me-ei, e tornar-me-ei a meu primeiro marido, porque melhor me ia então do que agora.” Oséias 2:7. “E o Senhor me (a Oséias) disse: Vai outra vez, ama uma mulher, amada de seu (marido), contudo adúltera” (Oséias 3:1). Deus usou a história de Oséias e Gomer para mostrar o Seu comprometimento com Sua própria noiva, a Igreja (leia o livro de Oséias). E também, na parábola do filho pródigo, o filho mais velho diz a seu pai: “...Vindo, porém, este teu filho, que desperdiçou os teus bens com as meretrizes, mataste-lhe o bezerro cevado.” Então, o pai respondeu ao filho mais velho: “Mas era justo alegrarmo-nos e folgarmos, porque este teu irmão estava morto, e reviveu; e tinha-se perdido, e achou-se” (Lucas 15:30-32). O que seu marido vai encontrar quando ligar ou aparecer? O bezerro cevado, sua melhor roupa e um anel ou será recebido com julgamento?
Vou poder confiar nele novamente? Deus nos diz para confiarmos Nele, e então você será abençoada com um marido fiel. “Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço. (...) Bendito o homem que confia no Senhor e cuja confiança é o Senhor” (Jeremias 17:5-7). As pessoas sempre perguntam como posso confiar em meu marido. Eu respondo dizendo: ‘eu não confio nele – eu confio no Senhor!’ Foi o Senhor que fez meu marido ser fiel a mim e Ele o manterá fiel. Glórias a Deus!
Como posso ajudar meu marido? Ajude-o orando... “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca” (Marcos 14:38). Toda mulher que permitiu a Deus converter o coração de seu marido, testifica que Deus removeu os olhos cobiçosos e infiéis (estas são mulheres cujos maridos voltaram para casa há anos!).
Deus pode trazer outros testes em nossas vidas, para ter certeza, mas não adultério. Até porque, quando Deus cura, está feito! Mas lembre-se, se você semear para a carne, colherá carne. Algumas mulheres coagem ou seduzem seus maridos a voltar para casa. Aprenda a esperar. Quando for a benção do Senhor, Ele não adicionará nenhuma dor a ela! “A bênção do Senhor (...) não traz consigo dores” (Provérbios 10:22).
O Que Fazer ou Não Fazer Se
Seu Marido Estiver em Adultério
A adúltera lisonjeia, nós temos que edificar. “O homem que lisonjeia o seu próximo arma uma rede aos seus passos” (Provérbios 29:5). “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação” (Efésios 4:29). A diferença entre bajular e edificar está no coração. Quando alguém bajula, o coração ou a motivação é de ‘conseguir alguma coisa’. A motivação de alguém que edifica é dar algo – não esperando nada em troca. Duas mulheres podem estar falando a mesma coisa, mas a diferença está em seus corações. Que tipo de coração você tem? Você murmura e reclama com os outros sobre o que seu marido não fez em troca de sua gentileza e perdão? Se ele escuta você murmurando ou não, não importa. Deus ouve e está olhando para o seu coração.
Deus pode trazer a Sua ira; você não deve fazer isto! “Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria. Pelas quais coisas vem a ira de Deus” (Colossenses 3:5-6). “Porque bem conhecemos aquele que disse: Minha é a vingança, Eu darei a recompensa, diz o Senhor. E outra vez: O Senhor julgará o Seu povo. Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo” (Hebreus 10:30-31). Se você ainda não perdoou seu marido, pode ser que você fique contente quando a “ira de Deus” começar. Entretanto, Deus nos adverte: “Quando cair o teu inimigo, não te alegres, nem se regozije o teu coração quando ele tropeçar. Para que, vendo-o o Senhor, seja isso mau aos Seus olhos, e desvie dele a Sua ira” (Provérbios 24:17-18).
Não se engane – você não precisa saber o que seu marido está fazendo.“Porque não há coisa oculta que não haja de manifestar-se, nem escondida que não haja de saber-se e vir à luz” (Lucas 8:17). Ele tem sido escondido de você por Deus para protegê-la. Aquelas que atravessam a proteção de Deus para espiar e investigar são trágicas, por favor, não cometa o mesmo erro! “Porque o que eles fazem em oculto até dizê-lo é torpe” (Efésios 5:12). E mulheres, parem de falar sobre a vida pecaminosa de seus maridos. Isto não glorifica a Deus. Somente o inimigo alegra-se por você querer tanto falar por ele!
O Que Podemos Aprender na Bíblia Sobre o
Adúltero e a Adúltera?
É a bajulação que atrai um homem a cometer adultério. “Porque os lábios da mulher estranha destilam favos de mel, e o seu (falar) é mais suave do que o azeite. Mas o seu fim é amargoso como o absinto, agudo como a espada de dois gumes. Os seus pés descem para a morte; os seus passos estão impregnados do inferno. Para que não ponderes os caminhos da vida, as suas andanças são errantes: jamais os conhecerás” (Provérbios 5:3-4). Enquanto você estava ocupada derrubando-o, a outra mulher o estava exaltando. Enquanto você estava discordando, ela estava concordando. Isto mudou?
Ela usa a sua bajulação para atraí-lo ao adultério e à morte espiritual. “Assim, o seduziu com palavras muito suaves e o persuadiu com as lisonjas dos seus lábios. E ele logo a segue, como o boi que vai para o matadouro (...) ou como a ave que se apressa para o laço, e não sabe que está armado contra a sua vida” (Provérbios 7:21-23). Muitas vezes é de repente que ele a segue. Muitas mulheres cujos maridos cometeram adultério, relataram que os alertaram, porém eles não deram atenção aos avisos de suas esposas. (Leia o Capítulo 7 - “Ganhe Sem Palavras”, para saber porque os maridos ignoram os alertas de suas mulheres.)
Mais uma vez, é a bajulação dela que atrai um homem a cometer adultério.“Para que elas te guardem da mulher alheia, da estranha que lisonjeia com as suaspalavras” (Provérbios 7:5). Quando foi a última vez que você louvou seu marido por algo que ele fez? E encorajou seu marido? Ou ficou animada com algo que ele disse? É de se admirar que ele estivesse faminto pelo que a adultera estava oferecendo – elogios?
Mais uma vez, é a bajulação dela que eventualmente o leva a uma dificuldade financeira. “Para te guardarem da mulher vil, e das lisonjas da estranha. Não cobices no teu coração a sua formosura, nem te prendas aos seus olhos. Porque por causa duma prostituta se chega a pedir um bocado de pão; e a adúltera anda à caça da alma preciosa. Porventura tomará alguém fogo no seu seio, sem que suas vestes se queimem? (...) Assim, o que adultera com uma mulher é falto de entendimento; aquele que faz isso destrói a sua alma. Achará castigo e vilipêndio, e o seu opróbrio nunca se apagará” (Provérbios 6:24-27, 32-33). Muitas mulheres se surpreendem com as ações ou com o que seu marido diz enquanto está em adultério. A Bíblia é clara: neste ponto ele está com falta de entendimento e está destruindo a si mesmo.
Mais uma vez, Deus diz que ele terá dificuldades financeiras. “O companheiro de prostitutas desperdiça os bens” (Provérbios 29:3). Houve mulheres que vieram a mim para dizer que isto nunca aconteceria a seus maridos, porque eles eram tão bem sucedidos profissionalmente. A Palavra de Deus se aplica a todo mundo. Todas as mulheres que vieram debater este princípio, depois me contaram sobre o colapso financeiro de seus maridos e como a adúltera consumiu suas riquezas!
A adúltera sai para conseguir o homem. Ela está fora (de casa) para fazer isto! “E eis que uma mulher lhe saiu ao encontro com enfeites de prostituta, e astúcia de coração. Estava alvoroçada e irrequieta; não paravam em sua casa os seus pés” (Provérbios 7:10-11). Esta é uma descrição sua também? Você é impetuosa? Você é rebelde? Você gasta mais tempo longe de casa do que em casa? “Porque cova profunda é a prostituta, e poço estreito a estranha. Pois ela, como um salteador, se põe à espreita, e multiplica entre os homens os iníquos (infiéis)” (Provérbios 23:27-28).
A adúltera é enganada a pensar que não fez nada errado. “O caminho da mulher adúltera é assim: ela come, depois limpa a sua boca e diz: Não fiz nada de mal!” (Provérbios 30:20). Muitas mulheres que vêm a nós buscando ajuda para seus casamentos, respondem da mesma forma afirmando que ‘não fizeram nada de errado’. Você assumiu a responsabilidade total pelo colapso de seu casamento. Até que você olhe diretamente para o que você fez de forma tão profunda e atenta que não possa mais ver os pecados de seu marido, seu casamento não será restaurado.
A adúltera é uma inimiga de Deus! “...Adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus” (Tiago 4:4).
Deus lhe dará tempo para se arrepender e, então, causará uma grande tribulação! “E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua prostituição (imoralidade); e não se arrependeu. Eis que a porei numa cama (de enfermidade), e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras” (Apocalipse 2:1-2). Vemos isto com tanta freqüência em nosso ministério. Todos os homens que permaneceram em adultério, em algum momento passaram por uma ‘grande tribulação’. É por isto que é vital que, quando seu marido buscar alívio, ele ‘saiba’ que há paz em sua própria casa. Ele deve SABER que a mulher contenciosa se foi! Se Deus não o trouxe para perto, então você ainda não está pronta. Deus é mais do que capaz para criar uma situação na vida de seu marido para fazer com que ele entre em contato com você. Não é um problema de Deus ou de seu marido, é seu problema. Uma vez que haja uma mudança significativa, Deus será fiel para trazê-lo para perto. Até este momento, Ele a está escondendo com o desejo de transformá-la e moldá-la de dentro para fora.
Nós também vimos pelo menos quatro casos em que a outra mulher, que não tinha se arrependido após um tempo, ficasse significativamente enferma (por exemplo: lúpus, câncer).
“E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que Eu Sou Aquele que sonda (as mentes) e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras” (Apocalipse 2:23). Além disto, sabemos de dois casos em que um filho morreu. Uma mulher perdeu um filho num aborto por causa de algo que os médicos disseram que era um ‘parasita’. Nós, do Ministério Restaurar, ouvimos recentemente sobre o caso em que a outra mulher (que se dizia Cristã), em sua audácia, continuou a procurar o marido de outra mulher depois de muitas advertências. Seu filho mais velho morreu de tumor no cérebro.
Esta é uma batalha espiritual. Ela deve ser lutada e vencida no Espírito. Temos orações no final dos capítulos 16 e 17, baseadas na Bíblia, para você orar para restaurar seu casamento, especificamente no caso de adultério. Por favor, ignore e resista à tentação de lutá-la na carne, nem maliciosamente nem sedutoramente. Livros, programas de auditório, e amigos bem intencionados podem tentar induzi-la a utilizar uma abordagem tipo ‘amor difícil’, o que VAI levar ao desastre, ou a seduzi-lo. Nenhuma destas atitudes é a causa ou a solução para o pecado. É uma batalha espiritual. Deve ser lutada e VENCIDA no Espírito! De qualquer forma, o amor (como descrito em 1 Coríntios 13) é sempre a resposta certa!
Seduzir é muito diferente de atrair. Palavras mansas e amorosas são atraentes. Perdão é atraente. Alguém que está em paz é atraente. Não falhe em atrair seu marido através da mansidão, com palavras amorosas que falem alto e claro que você realmente o perdoou. “Portanto, eis que Eu a atrairei e a levarei para o deserto, e lhe falarei ao coração” (Oséias 2:14).
Fique ANIMADA quando seu marido ligar ou aparecer. Não é importunação ficar animada. Deixe-o saber pela animação, entusiasmo e pelo tom de sua voz que ele é uma pessoa especial e muito amada para você. Entretanto, se você nunca o deixou ir, isto vai afastá-lo. Você deve PRIMEIRO ter certeza de que ele SAIBA que você realmente o deixou ir, e então comece a atraí-lo com suas palavras suaves.
Por consentimento mútuo. Muitas perguntam o que devem fazer se seu marido infiel aproximar-se delas para ter intimidade física. “Mas, por causa da prostituição, cada um tenha a sua própria mulher, e cada uma tenha o seu próprio marido. O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher ao marido. A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também da mesma maneira o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher. Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência” (1 Coríntios 7:2-5).
Se você ainda está legalmente casada, entretanto recusa ser íntima, resiste a seus avanços, manda-o sair de sua cama ou começa a dormir separada dele (por qualquer razão que seja), você está trabalhando e jogando nas mãos do inimigo. Uma mulher descrente certamente mandaria seu marido sair de sua cama ou de sua casa. “E se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? Também os pecadores amam aos que os amam” (Lucas 6:32).
Quando um pecador ou qualquer um que não está ‘purificado’ veio a Jesus, Ele sempre respondeu mansamente e até os tocou. Ele diz que qualquer um que for a Ele, de maneira nenhuma Ele o lançará fora! (João 6:37). Não importa com que freqüência um pecador vá a Senhor, Ele sempre o aceita de volta, ainda que Ele saiba que ele vai rejeitá-lo novamente em breve. Você é uma imitadora de Cristo?
Entretanto, o versículo acima fala claramente sobre os que ainda estão casados legalmente. Se já houve divórcio, não dê entrada para o mal. Este é o tempo em que você deve se abster de intimidade ao pedido de seu ex-marido.
Compromisso pessoal: de perdoar. “Baseada no que aprendi da Palavra de Deus, comprometo-me a confiar no Senhor e a recusar lutar na carne. Continuarei a perdoar meu marido diariamente e a todos que estão envolvidos. Permanecerei mansa e quieta enquanto caminho em um espírito de perdão.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário