"O Oleiro e o Barro"
mas primeiro
Testemunhos de Casamentos
Restaurados
feitos a partir de
"Eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do testemunho que deram; diante da morte, não amaram a própria vida." Apocalipse 12:11
Os testemunhos a seguir são preenchidos com milagres de homens e mulheres que se apegaram a palavra de Deus e acreditaram que “nada é impossível para Ele!” Todas, que tiveram o milagre do casamento restaurado, tem muitas coisas em comum. Elas se deleitaram no Senhor e Ele deu-lhes o desejo de seus corações. Todas “esperaram contra esperança” quando a situação delas parecia sem esperança.
Todas elas “lutaram a boa luta” e terminaram o curso. Todas estavam determinadas a não “vencer o mal com o mal”, mas sim “vencer o mal com o bem”. Todas estavam dispostas a abençoar os inimigos e a orar por eles que “os caluniar e perseguir.” Todas “deram a outra face” e “andaram “milha extra”. Todas descobriram que foi Deus quem “afastou amigos e companheiros” e foi Deus quem “as fez abomináveis” para seus maridos. Todas entenderam e acreditaram que não é a “vontade do homem” (ou da mulher), mas a “vontade de Deus” que irá “inclinar o coração” para onde Ele quer.
Todas recusaram-se a lutar “na carne” e escolheram lutar “no espírito”. Nenhuma estava preocupada em proteger a si mesma, mas acreditar em “Deus que julga corretamente”. Todas tinham a sua confiança em Deus porque a confiança delas era “o Senhor”. Todas abandonaram seus advogados (se era parte do teste delas) preferindo deixar nas mãos de Deus para não serem iludidas e prejudicadas. Todas se recusaram a pagar o “mal com o mal ou insulto com insulto”. Todas amaram seus maridos que talvez foram infiéis porque elas sabiam que o “amor nunca falha”.
Esta é a mesma jornada que o Senhor me levou em 1989. Aquele ano eu fiz uma promessa para Deus que se Ele restaurasse meu casamento, eu iria devotar a minha vida para falar Dele e do desejo e habilidade Dele em restaurar QUALQUER casamento não importando as circunstâncias. O Senhor foi fiel e restaurou meu casamento, de repente, dois anos depois, após um divórcio. (Sim! DEPOIS de um divórcio!) Agora eu fielmente, com o Senhor, continuo a ajudar, amar, dar suporte e guiar, espalhando a BOA notícia que nada – NEM UMA COISA – é impossível para Deus!
É muito importante saber que nosso ministério foi FUNDADO para ajudar àqueles que eram aconselhados por pastores e cristãos de que a situação deles era SEM ESPERANÇA. Aqueles que vieram até nós procurando por esperança tinham seus maridos cometendo adultério, ou tinham se mudado de casa (quase sempre para morar com outra pessoa), ou estavam já divorciadas. 99% dessas mulheres vieram sozinhas uma vez que seus maridos não estavam interessados em salvar seus casamentos, e estavam desesperados para sair dele. Mais de 95% se dizem cristãs e que são casadas com cristãos. Mais da metade estão comprometidas em algum serviço na igreja e muitos homens que estavam envolvidos com outras mulheres são pastores que deixaram não apenas suas mulheres mas também seus filhos, assim como suas igrejas.
Se você, ou qualquer pessoa que você conhece, está enfrentando problemas no casamento, há esperança. Leia esses testemunhos maravilhosos que provam que Deus é mais do que capaz de restaurar QUALQUER casamento!
“Os teus testemunhos
são o meu prazer
e os meus conselheiros.”
Salmos 119:24
Olhe para Deus!
Eu vivi (ou eu pensei assim) o pior casamento por quase cinco anos. Eu não pude ver nada além de Deus ter colocado eu e meu marido juntos para torturar um ao outro. Tudo sobre meu marido me fazia doente. Eu não tinha nenhum amor por ele, não aguentava ficar perto dele, e especialmente não suportava a ideia de ter intimidades.
Finalmente eu me enchi e comecei a procurar por alguma forma de sair do meu casamento, pois eu sabia que Deus odeia o divórcio. Eu procurei por escrituras e até mesmo a aprovação de outros cristãos.
Uma noite eu estava procurando na Bíblia, e eu pedi ao Senhor por um sinal e para quando meu marido chegasse em casa ele não começasse uma discussão do nada (como usual). Eu disse ao Senhor que se ele chegasse em casa e começasse uma discussão, então isso seria um sinal, como se tivesse certo eu ir em frente e me divorciar.
Então adivinha? Sim!! Meu marido chegou em casa e começou uma discussão, e foi tudo que eu precisava para me sentir bem para fazer o que eu estava planejando em fazer. Então eu dei entrada nos papéis do divórcio. Eu estava profundamente machucada, pois eu sabia que eu realmente o amava mas odiava as maneiras dele.
Ele imediatamente me contou que ele não podia viver no mesmo estado do que eu. Ele se mudou para Flórida, mas ligava todos os dias pedindo para voltar. Ele até concordou em ir ao aconselhamento matrimonial.
Na segunda seguinte, eu coloquei o divórcio em espera e concordei em ir no aconselhamento matrimonial, mas não deixei meu marido voltar para casa porque eu não via as mudanças que eu achava necessárias. O aconselhamento foi uma droga!! O psicólogo basicamente nos expulsou. Ele nos falou que se nós não estávamos nos comprometendo um com o outro e que iríamos tentar dar o nosso melhor, então não havia razão para nós voltarmos ao escritório dele.
Ual!! Aquilo foi realmente duro, e eu nem ao menos me importei. Naquele tempo meu coração estava mais endurecido do que nunca. O pior era que eu era salva, santificada e completa pelo Espírito Santo!! Eu sou a líder de louvor e de adoração da minha igreja mas não conseguia manter meu casamento a salvo!! Como isso pode ser santo?!!
Meu marido foi chamado pela Guarda Nacional e, mesmo a unidade dele não tendo que ir para fora do país, eles tiveram que servir por quase um ano em outra unidade. A distância fez com que ele se afastasse ainda mais do Senhor, uma vez que ele não tinha nenhum apoio de outro homem.
Depois de um ano, Deus começou a trabalhar em meu casamento. Eu precisava trabalhar para ficarmos juntos!! No início de 2004, eu comecei a orar pelo nosso casamento e Deus me mudou.
Quando finalmente eu comecei a querer meu casamento, meu marido tinha mudado de ideia e queria o divórcio. Eu queria que ele voltasse para casa, mas ele não queria mais. Eu não conseguia entender.
Uma noite eu estava procurando na web por testemunhos de casamentos restaurados. Eu cliquei no link do RMI e li a introdução. Deus estava falando!! Eu sentia que tinha recebido um prêmio! Eu realmente via como sinal que Deus iria restaurar meu casamento. Eu imediatamente pedi pelo pacote dos livros e me juntei à irmandade!! Eu mal podia esperar para receber meu pacote! Eu me sentia como uma criança com o novo brinquedo! Eu imediatamente comecei a ler e a digerir as palavras!
Foi quando eu comecei a procurar o Senhor e permaneci na brecha que eu descobri sobre a OM (outra mulher) – uma para a qual meu marido comprou um celular e que eu nunca deveria saber sobre ela. Eu realmente me apoiei no RMI e na minha parceira de oração. A primeira parceira não respondeu meu e-mail. Mas então eu mandei outro pedido e fui abençoada com uma verdadeira amiga!! Eu agradeço a Deus por ela porque ela orava para mim (e comigo), o que me ajudou com todos meus medos e me manteve encorajada.
Ela colocou muitas coisas em perspectiva e me ajudou a conquistar o teste!! Foi muito dolorido, especialmente quando Deus começou a me quebrantar e me mostrar como perdoar, me enchendo com o amor incondicional. Amor que ama mesmo nas piores situações. Mesmo no pecado! Meu coração estava cheio de indescritível dor. Eu chorava por dias e não podia comer, mas estava em constante oração. Logo comecei a entender que Deus estava me purificando! A dor valeria a pena!
Toda vez que eu pensava sobre o celular, o qual ele comprou, ou quando ele tocava, eu ficava com muita raiva. Eu constantemente deixava o inimigo me derrotar com aquele celular! Tudo que eu conseguia enxergar era que ele iria se divorciar de mim para estar com ela. Neste tempo meu marido dizia frequentemente que ele estava de volta e para eu parar de me preocupar com coisas que eu não podia mudar (a fala dele não estava me ajudando em nada; ele poderia estar mentindo, por tudo que eu sabia).
Uma manhã enquanto orava (antes de achar RMI), o Espírito Santo me disse para ler 1 Pedro 3:1 “Semelhantemente vós, mulheres, sede submissas a vossos maridos; para que também, se alguns deles não obedecem a palavra, sejam ganhos sem palavra pelo procedimento de suas mulheres” Enquanto eu lia, eu sabia o que estava dizendo mas ao mesmo tempo eu não sabia. Eu pedi a Deus várias vezes, “O que isso quer dizer?” Então, eu comecei a ler meus livros, e lá estava!!!
Aprendendo a dizer “nenhuma palavra” foi muito difícil! Sim, eu falhei nesse teste muitas vezes!! (Obrigada, Senhor, por perdoar sempre). Eu também aprendi o que realmente significa estar em submissão e ser submissa ao meu marido. Meu pior teste foi ser submissa e obediente enquanto existia um divórcio correndo, e sabendo sobre a OM.
Quando meu marido me contou que ele não via nós dois capazes de começar de novo ao menos que houvesse um divórcio primeiro, Deus me mostrou que Ele estava no controle e que nós iríamos começar novamente sem um divórcio. Deus me mostrou que o coração do meu marido estava verdadeiramente em Suas mãos e Ele iria direcionar ele mais cedo que eu pensava!
Depois de encontrar RMI e minha busca constante pelo Senhor, meu marido e eu nos tornamos mais chegados. Nós voltamos a estar todos os dias juntos. Deus me mostrou o poder Dele em muitas, muitas situações.
Deus tinha me dado tantas confirmações que Ele já tinha restaurado meu casamento, mesmo com o divórcio marcado para o dia 25 de maio, eu não tinha dúvida que Deus estava restaurando meu casamento. Eu estava cheia de fé. Minha parceira de oração estava cheia de fé. Uma amiga muito próxima estava cheia de fé. Todas nós estávamos esperando pela manifestação – o verdadeiro sinal: o cancelamento do divórcio!!
No domingo, 2 de maio, meu marido me disse que me amava!!
E então, na quinta, dia 6 de maio, ele disse as palavras que eu estava esperando para ouvir: “Eu não vou mais me divorciar de você” Aleluia!!
No dia das mães, ele me deu de volta meu anel de casamento, o qual eu tinha declarado que nunca mais iria usar novamente e disse que se ele me quisesse de volta ele teria que comprar outro para mim. Quando eu vi aquelas alianças, elas eram novas o suficiente para mim. Ele colocou em meu dedo. Ele estava de volta para nossa casa e foi MARAVILHOSO, porque ele tinha me dito que não queria voltar para o nosso apartamento. Mas olhe para DEUS...
Eu encorajo qualquer um a se apegar a promessa de Deus, pois Ele é fiel e fará para você mais do que você pedir ou mesmo pensar. Confie em mim – eu sei! Não desista – no final o resultado é muito melhor e vale a pena esperar mesmo durante a dor!!
Todos os recursos são maravilhosos mas eu realmente achei “Como Deus Pode e Vai Restaurar Seu Casamento” e “Uma Mulher Sábia” de extrema ajuda!! Eles imediatamente me fizeram ver eu mesma e me repreender muitas e muitas vezes.
Eu realmente agradeço ao Senhor mesmo quando a minha parceira via os sinais da restauração, ela não se sentia enciumada – ela apenas orava ainda mais forte pela completa restauração. Eu te amo, Laura, querida amiga! Deus prometeu restauração, e Ele irá fazer o que Ele disse!! Se prepare, se prepare, se prepare! Sua benção está a caminho!!
Clarissa, RESTAURADO em Geórgia
Restauração! Deus Mudou a minha Vida!
Em outubro de 2003, a pior coisa que eu podia imaginar aconteceu. Meu marido após 12 anos de casados disse que queria me deixar. Eu estava devastada, e não sabia o que fazer. Desesperadamente, eu comecei a procurar e orar por alguma coisa que me mostrasse o que eu precisava fazer para ganhar de volta o homem que eu amava. Eu achei o Ministério Restaurar na internet algumas semanas depois. Eu sabia que Deus tinha me guiado até o site. Eu imediatamente pedi Como Deus pode e vai restaurar seu casamento e Uma mulher sábia. Que benção! Eu li e reli até não mais conseguir. Deus começou a me mostrar tudo que eu tinha feito para fazer com que meu marido deixasse nossa casa. Eu era contenciosa, espiritualmente orgulhosa e arrogante. Deus me convenceu dos meus pecados, e eu pedi a Ele para me ajudar a mudar. Glória a Deus, Ele tem misericórdia e mudou minha vida!
Enquanto eu continuava a orar e a jejuar, eu notava que o coração do meu marido estava suavizando em relação a mim meses depois. Ele começou a passar mais tempo em casa e a permanecer por períodos maiores. Perto do Natal, Deus fez um milagre. Ele fez com que meu marido passasse a noite para que nossos filhos não precisassem passar o Natal sem o pai. Glória a Deus! Depois disso, na noite de Ano Novo, ele começou a passar menos tempo com a OM e mais tempo com nossas crianças e comigo. Nós começamos a nos comunicar como marido e mulher novamente, e um mês depois, ele decidiu dar ao nosso casamento mais uma chance. Ele disse que ele não queria que um casamento de 12 anos fosse desperdiçado, e percebeu que a vida dele estava de pernas para o ar sem a família dele!
Em 19 de fevereiro de 2004, meu marido se mudou para nossa casa. Nós aprendemos a procurar por Deus primeiro em tudo que fazemos. Quando olhamos para trás, percebemos que Deus não era o primeiro em minha vida. Meu marido era o primeiro em minha vida. Eu aprendi que eu tinha que entregar meu marido e meu casamento ao Senhor para que eu pudesse ver qualquer reviravolta. Quando eu fiz isso, funcionou! Deus é muito gracioso, maravilhoso e amável. Eu agradeço a Ele por me dar uma nova chance para ser a mulher que eu fui chamada para ser. Eu oro a cada dia por bênçãos e que eu nunca perca o Senhor de vista novamente. Meu desejo é servi-lo dia e noite para o resto da minha vida.
Eu também agradeço ao Ministério Restaurar e minha parceira de oração por não desistir de mim. Você me encorajou, me deu o suporte e chamou a minha atenção. Você me ajudou a não ser medrosa e a continuar a acreditar que meu marido iria voltar. Deus abençoe a você, Erin, pelo seu ministério! Possa Deus continuar a te manter em seu cuidado carinhoso.
Yvette, RESTAURADO em Pensilvânia
Jesus levantou o casamento dela da morte!
Glória a Deus, porque para que Deus chamasse minha atenção, Ele removeu meu marido de mim por dois anos e meio. Minha vida antiga e meu casamento tinha sido destruído por Deus para começar uma vida e um casamento novo.
Eu fui uma garota cristã por toda a minha vida – indo para a Igreja Pentecostal aos domingos e derrubando minha casa como uma tola nos demais dias. Quando meu marido me deixou em julho de 2002 depois do nosso aniversário de 10 anos de casados, ele me disse que nunca mais iria voltar e que já tinha falado com seu amigo advogado, que também achava que era a melhor decisão se divorciar de mim e começar uma vida nova sem mim e nossa filha, que tinha nove anos de idade naquele tempo.
Naquele momento eu sabia que ele estava falando sério e me deixando. Eu estava tão desesperada que eu pedi ajuda para meu pastor. Ele e a mulher dele apenas me abraçaram. Eu pedi ajuda para todos os amigos da igreja, mas todos eles disseram para eu esquecer meu marido.
Desde o início, quando meu marido me deixou, Deus colocou em meu coração que Ele iria restaurar meu casamento, mas eu não sabia como. O Senhor me deu João 11: Jesus ressuscitou Lázaro da morte.
Eu sabia que Deus iria permitir a minha situação de separação e divórcio para glória Dele. Eu fiquei louca e fui a diferentes livrarias, incluindo livrarias cristãs, mas eu não achava nada sobre restauração de casamento. Então eu comecei a procurar na internet em sites cristãos sobre casamentos. Uma noite eu estava chorando tanto enquanto eu estava digitando. Foi um poder divino do meu Abba Pai, meu tudo – oh, eu o amo e não posso dar glória suficiente a Ele. Ele segurou a minha mão e digitou “casamento restaurado” e clicou no botão “procurar”. Glória ao Senhor – lá estava! – o Ministério Internacional Restaurar olhando diretamente para mim! Eu gritei tão alto e chamei minha filha para vir e ver o que a mamãe tinha achado; Nós duas ficamos tão eufóricas – eu sabia que Deus estava por trás de tudo isso.
No dia seguinte eu entrei em contato com RMI e disse “eu quero me tornar um membro”, e eu fiz a minha inscrição. Eu pedi o livro Como Deus pode e vai restaurar o seu casamento e outros materiais porque eu estava tão desesperada, esperança contra esperança, e eu estava disposta a fazer o que Deus quisesse! Eu não tinha dinheiro mas comprei no crédito – preferia comprar qualquer coisa do reino de Deus do que gastar em meus desejos mundanos.
Enquanto eu procurava por Deus, Ele aproximou-se de mim e, ao mesmo tempo, removeu pessoas - as quais eu estava dependente - levando-as para longe. Ele me mudou e ensinou a depender Dele, correndo para Ele quando estava precisando de um abraço.
Ele me ensinou a realmente orar – quero dizer, orar como nunca fiz – e a jejuar. Uma das grandes coisas que Ele mudou em mim foi não falar mais sobre a nossa situação a qualquer pessoa, mas apenas para Ele e só Ele. Ao passo que eu obedecia a Ele, Ele era tão fiel a mim que mesmo amigos íntimos no trabalho não sabiam que meu marido tinha ido embora.
Deus tem me protegido e a nossa pequena menina. Ele me fez uma amante da Sua Palavra, e agora eu procuro a Ele para tudo em minha vida. Jesus se tornou não apenas meu salvador mas também meu preciosos Senhor e melhor amigo, o Amor de toda a minha alma e ser. Glória ao seu poderoso nome: Jesus!
Enquanto eu procurava por Deus e ficava mais íntima Dele, minha situação não melhorava mas ficava pior. Meu marido foi em frente e se divorciou de mim, mesmo tendo a barreira de ódio caído. Eu não contratei um advogado, eu não fiz isso porque eu tinha o melhor advogado ao meu lado – Seu nome é Jesus.
Deus me contou dois meses antes enquanto eu caminhava no parque com meu cachorro que o divórcio iria acontecer para que meu marido fosse curado. Deus disse que Ele ia permitir isso, “mas não tema – Eu estou com você”. Naquele tempo eu sentia a paz em minha alma que excede todo o entendimento. Mas não me impedia de orar e jejuar contra o divórcio. Depois do divórcio, coisas se tornaram para o melhor.
Deus me ensinou muito durante esse teste, incluindo que Deus é fiel à Palavra Dele, e Ele é misericordioso e cheio de amor. Os recursos do RMI – Deus os usou para me ensinar, incluindo “Como Deus Pode e Vai Restaurar Seu Casamento” e “Uma Mulher Sábia”. Eu realmente recomendo a qualquer pessoa – eles são uma parte importante no meu desejo de restaurar meu casamento. Eu sabia o que Deus pôde fazer por você, doce irmã Erin, Ele poderia fazer por mim também.
Os dois anos e meio foram difíceis não apenas para mim para nossa pequena menina também. Descobrindo sobre a OM foi difícil – eu me senti sem esperança porque eu não era nada porque eu não era a mulher dele legalmente, e chorei nos braços de Deus. Minha filha ficou muito doente porque eu não podia comprar alimentação suficiente – eu comprei a pizza mais barata e ela ficou doente do estômago. Então a deixei na casa do pai antes de eu ir para o trabalho. Ele me ligou e perguntou o que eu tinha dado para ela comer na noite anterior. Eu respondi “pizza”. Ele perguntou onde eu comprei e eu disse a ele, e ele ficou zangado. Eu não disse nada – eu apenas recebi todos os insultos e disse a ele que eu iria fazer o melhor depois.
Eu fui direto para os braços do Pai e chorei, esvaziando tudo para Ele. Eu disse, “Pai, ele está com OM jantando em lugares caros na cidade, comprando boa comida, fazendo viagens caras, e aqui estou eu tentando fazer o melhor que eu posso para colocar na mesa para a minha menina preciosa e mesmo assim não é suficiente. Senhor, eu sou a mulher da mocidade dele. Eu o ajudei durante o colégio e a terminar o doutorado. Mas agora para ele eu não sou nada.” Eu disse a Deus que eu não ligava para as pessoas e para qualquer coisa – tudo que eu queria era Ele e eu. E Ele me segurou e me disse que “logo os perversos serão eliminados e destruídos e você irá conquistar a terra.” Enquanto Ele sussurrava essa doce promessa em meu ouvido a quatro meses atrás, eu cai no sono nos braços Dele.
A virada para a restauração foi quando eu deixei Deus ser Deus e simplesmente O amei e pedi a Ele para me dar a graça de amar meu novo marido com o amor incondicional Dele. Deus trouxe ele para um momento em que nada estava funcionando para ele. Ele estava miserável com a OM e em seu trabalho, porque Deus construiu um muro em volta dele e ele não podia achar seus amores e não conseguia alcançá-los. Então ele disse, “Eu vou voltar para a minha mulher porque é o melhor para mim.”
Aquelas foram as palavras dele, que ele me contou em junho, quando ele convidou a mim e a nossa filha para nossa casa de verão. Ele me disse que tinha terminado o relacionamento com a OM e que tinha dito a ela que estava com uma namorada, que ela era a melhor amiga dele e alma gêmea, e que ele a ama e quer ficar com ela. Eu perguntei a ele “Quem é essa namorada?”. Ele virou para mim com amor puro em seus olhos e disse “Essa namorada é você”. Ele me disse, “Você é a melhor. Eu não sei o que mais eu estava procurando.” Eu deu glória a Deus em espírito enquanto ele me falava essas coisas!
Na quarta-feira, 7 de julho, por volta de 2:00 ou 3:00h da manhã, o Senhor me acordou para orar. Eu pedi ao Senhor, “Orar por quem?” Uma das lições que o Senhor me ensinou durante esse teste foi que Ele iria me acordar no meio da noite para orar por alguma pessoa em especial. O Senhor sabia as perguntas típicas que eu iria fazer: “Senhor, agora o que, quem e por quê? Tenho que orar ou posso esperar até eu estar totalmente acordada?” Deus sempre ganhou.
De qualquer forma, naquela noite Ele me disse, “Ore pela libertação de seu marido.” Eu disse, “De que?” Ele disse, “Do inimigo.” Então eu comecei a orar quase dormindo, então o Senhor disse, “Pare de orar e apenas dê glória a mim e agradeça, porque eu o libertei da terra do inimigo e Eu o trarei de volta para casa para viver livre e em paz.”
Por volta das 7:00 da manhã eu me preparei e arrumei a casa e eu estava tão excitada. E quando eu pedi para a minha filha se preparar, ela olhou para mim e disse, “Mãe, você está bem?” Eu disse, “Sim, estou.” Eu contei a ela que Deus havia me acordado e que Ele tinha dito que estava trazendo o papai hoje – que ele tinha sido liberto da terra do inimigo!
Por volta das 9:00 da manhã meu novo marido ligou. Quando nossa filha atendeu ao telefone ele disse que queria falar comigo. Eu disse oi e ele disse que realmente precisava de mim e que se eu podia pegá-lo e levá-lo para nossa casa. Ele estava ligando do apartamento dele. Quando eu desliguei o telefone eu comecei a dar glória a Deus com minha filha e nosso cachorro, pulando e gritando.
Depois disso, eu dirigi para o apartamento dele e trouxe ele para casa. Ele chamou a família dele e contou sobre a gente. Eu sei que Deus trouxe ele para casa – eu não tinha nada a ver com isso. Deus fez todas as mudanças em mim, e Ele irá continuar a me mudar mais a imagem Dele todos os dias. Glória e honra ao Seu santo nome!! Agradeço a você, Jesus, por seu sacrifício – mais um casamento foi restaurado!
Daisy, RESTAURADO em Wisconsin
— Capítulo 2 —
O Oleiro e o Barro
“...Nós (somos) o barro
e Tu, o nosso oleiro;
e todos nós a obra das Tuas mãos.”
Isaías 64:8
Quando estamos passando por uma crise em nosso casamento é muito fácil focalizar no que nossos maridos estão fazendo conosco. Enquanto você fizer isto, irá somente debater-se e nunca chegar à vitória. Nós aprenderemos que nossos maridos não são o nosso inimigo no Capítulo 8 - “Ganhe Sem Palavras”.
Vamos aprender neste capítulo, que Deus muitas vezes não está mudando o comportamento de nossos maridos, porque Deus está usando as coisas que eles estão fazendo como o Torno do Oleiro e Suas mãos, para moldar-nos mais à Sua imagem. De qualquer forma, se reclamarmos que preferiríamos que Ele usasse outra coisa ou outra pessoa, mas não nossos maridos e nossos casamentos, como o Seu torno, vamos vagar no deserto por anos!
Contender com seu Criador? “Ai daquele que contende com o seu Criador! O caco entre outros cacos de barro! Porventura dirá o barro ao que o formou: Que fazes? Ou a tua obra: Não tens mãos?” (Isaías 45:9). Deixe Deus ser Deus. Ao invés de reclamar sobre “como” ou “quem” Ele usa para provocar-nos a finalmente buscarmos a Deus para transformar-nos - Louve-O por Sua fidelidade! Ele está determinado a transformá-la em um lindo vaso, pronto para o Seu uso.
Mas você não entende. Muitas mulheres me dizem, quando tento confortá-las ou encorajá-las, que eu “simplesmente não compreendo!”. De muitas formas, eu compreendo, embora estejam certas de que ninguém, exceto Jesus, realmente compreende. “...Como se o oleiro fosse igual ao barro e a obra dissesse do seu artífice: ‘Não me fez’; e o vaso formado dissesse do seu oleiro: “Nada sabe” (Isaías 29:16). Fale com Ele acerca de sua situação e permita que Ele dê-lhe paz. Ele sabe o que é melhor para você, então trabalhe com Ele.
Você está em Suas mãos. “Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na Minha mão...” Jeremias 18:6. Não é reconfortante saber que você está nas mãos de Deus? Embora seu marido possa dizer a você que ele não se importa ou tratá-la como se não se importasse, o Seu Deus se importa. De quem mais você precisa? A verdade é que seu marido se importa. Meu marido, Dan, compartilha no Vídeo número 4 a verdade sobre o que seu marido está realmente pensando e sentindo.
A Prescrição de Deus
Deus tem uma prescrição para curar uma nação ou uma família. Ele diz: “E se o Meu povo, que se chama pelo Meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a Minha face e se converter dos seus maus caminhos, então Eu ouvirei dos céus e perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra” (2 Crônicas 7:14).
Deus disse que se nós nos humilharmos, se orarmos, se buscarmos Sua face (e não a Sua mão) e nos convertermos de nossos maus caminhos, ‘ENTÃO ELE IRÁ’: ouvir-nos, perdoar-nos e sarar-nos. Ao invés disso, andamos “segundo o conselho dos ímpios” (Salmos 1:1), “confiamos no homem” (Jeremias 17:5) e agora sofremos as conseqüências – cura superficial! “E curam a ferida da filha de meu povo levianamente” (Jeremias 8:11). “E curam superficialmente a ferida da filha do meu povo, dizendo: Paz, paz; quando não há paz” (Jeremias 6:14).
Ao invés disto, devemos morrer para nós mesmas. “...E ele morreu por todos, para que os que vivem, não vivam mais para si, mas para Aquele que por eles morreu e ressuscitou” (2 Coríntios 5:15).
Somente os Humildes
Humilhe-se. Pessoas determinadas e arrogantes compreendem a Palavra de Deus sem o Espírito, mas para conhecermos a mente de Deus necessitamos de humildade!
A humildade será testada. “...O SENHOR teu Deus te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias os Seus mandamentos ou não” (Deuteronômio 8:2).
A humildade irá salvá-la. “Quando te abaterem, então tu dirás: Haja exaltação! E Deus salvará ao humilde” (Jó 22:29).
A humildade fortalecerá seu coração. “SENHOR, Tu ouviste os desejos dos mansos;confortarás os seus corações; os Teus ouvidos estarão abertos para eles...” (Salmos 10:17)
Somente os humildes serão exaltados. “Depôs dos tronos os poderosos e elevou os humildes” (Lucas 1:52).
Somente os humildes receberão a graça que necessitam. “Antes, Ele dá maior graça. Portanto diz: ‘DEUS RESISTE AOS SOBERBOS, MAS DÁ GRAÇA AOS HUMILDES.’ Humilhai-vos perante o Senhor e Ele vos exaltará” (Tiago 4:6 e 10).
A humildade é enraizada no Espírito. “E, finalmente, sede todos harmoniosos, compassivos, fraternais, bondosos e humildes no espírito...” (1 Pedro 3:8). Sua falsa humildade será manifesta em sua atitude auto-confiante.
Arrogância espiritual. Quase a metade dos que vêm ao nosso ministério, procurando ajuda para a restauração de seus casamentos, exibem arrogância espiritual e auto-confiança. Isto é o que chamo de espírito Farisaico. Mulheres, isto é tão perigoso. Isto IMPEDIRÁ Deus de mover seu casamento em direção à restauração e é o que está realmente dirigindo seu marido para longe.
Deus mostrou-me, em Sua Palavra, que Jesus foi duro, crítico e opôs-se a somente um grupo de indivíduos - os Fariseus! E eu fui um deles! Existem muitas mulheres Cristãs que fingem ser espirituais no exterior, mas são imundas em seu interior. Existem tantas mulheres que olham para os pecados de seus maridos, embora sejam negligentes para enxergar a trave em seus próprios olhos. Mulheres, esta fui eu! Eu via meu marido e SEU pecado de adultério. Entretanto, ninguém podia ver minha controvérsia, minha falsidade ou minha arrogância espiritual.
Os outros viam (e eu mesma via) a mim como a “pobre vítima” que foi abandonada e traída. Mas eu, em minha justiça própria, estava desejando perdoar. Era eu quem estava desesperadamente tentando manter unida nossa família falida. Era eu quem estava esperando, de braços abertos para perdoar meu marido, “o pecador”, quando ele voltasse aos seus sentidos, arrependendo-se e voltando para casa vindo do “exílio”! Escriba, Fariseu, “sepulcro caiado”!!!
Se você pode identificar-se com esta mentalidade pecadora e orgulhosa, se esta é você, vou implorar que curve-se sobre seu rosto diante de Deus e peça a Ele para purificá-la desta atitude, que não só inibirá a restauração, como também colocará você em oposição a um relacionamento sincero e íntimo com Deus.
Ore! Comece orando o Salmo 51:2-4: “Lava-me completamente da minha iniqüidade e purifica-me do meu pecado. Porque eu conheço as minhas transgressões e o meu pecado está sempre diante de mim. Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares e puro quando julgares.” Há muito mais sobre oração nos últimos dois capítulos deste livro.
Busque a Sua Face. “E se o Meu povo, que se chama pelo Meu nome, se humilhar e orar ebuscar a Minha face...” (2 Crônicas 7:13). “Buscai ao Senhor e a Sua força, buscai a Sua face continuamente” (1 Crônicas 16:11). “...Busquem a Minha face; estando eles angustiados, de madrugada Me buscarão” (Oséias 5:15).
Eles... estavam radiantes. “Olharam para ele e foram iluminados; e os seus rostos não ficaram confundidos” (Salmos 34:5). Busque a Sua face! Tantos buscam a Sua mão (o que Ele pode fazer por “mim”). Mas, aqueles que buscam a face de Deus herdarão todas as coisas!
Converta-se de seus caminhos maus. “E se o Meu povo, que se chama pelo Meu nome, se humilhar e orar e buscar a Minha face e se converter dos seus maus caminhos...” (2 Crônicas 7:13). As Escrituras não são somente para a mente, são para o coração e para a vontade. Para absorver o real impacto das Escrituras, temos que render nossas vidas e nossa vontade à orientação do Espírito. Temos que estar dispostas a nos superar. Temos que render frutos para Ele
Obedecer é melhor que sacrificar. “Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar e o atender melhor é do que a gordura de carneiros. Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria e o porfiar é como iniqüidade e idolatria” (1 Samuel 15:22). Você sabe a coisa certa a fazer, apesar disto você não a faz? Obedeça! “Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado” (Tiago 4:17).
Ande no Espírito
Ande no Espírito. Estar cheia do Espírito Santo permitirá que você ande no Espírito, não no pecado ou desejos carnais. Peça a Deus para enchê-la com Seu Santo Espírito agora mesmo! “E porei dentro de vós o Meu Espírito e farei que andeis nos Meus estatutos, e guardeis os Meus juízos e os observeis” (Ezequiel 36:27). “Digo, porém: Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne” (Gálatas 5:16).
Ore. “E se o Meu povo, que se chama pelo Meu nome, se humilhar e orar...” (2 Crônicas 7:13). No Curso de Encorajamento do Ministério Restaurar, todas as mulheres cujos maridos estão com outras mulheres (o.m.) oraram para que os ‘úteros delas fossem fechados’. Todos foram ‘fechados’, menos um. Deus usou esta criança como a ferramenta para consertar esta família.
Nós sempre podemos confiar em Deus para fazer com que qualquer coisa se transforme para nosso bem, se “sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o Seu propósito” (Romanos 8:28).
Qual é a “Condição” Necessária para Ser Ouvida?
Adeqüe seus desejos a Sua vontade. A promessa de Jesus é baseada nesta condição: “Se vós estiverdes em Mim e as Minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes e vos será feito” (João 15:7). Quando seu coração descansa em Jesus somente e sua vontade é centrada na vontade Dele, você está realmente fazendo Dele seu Senhor. E saber a Sua vontade é saber a Sua Palavra. É a Sua vontade que seu casamento seja curado. Ele odeia o divórcio e nós devemos ser reconciliados; porém, Ele tem condições.
A condição para toda benção. Cada promessa dada por Deus tem uma condição para aquela benção. Muitos clamarão uma parte das Escrituras, embora omitam as condições ou façam vista grossa a elas.
Condição: “Crê no Senhor Jesus Cristo... Promessa: e serás salvo” (Atos 16:31).
Condição: “Deleita-te também no SENHOR... Promessa: e te concederá os desejos do teu coração” (Salmos 37:4).
Condição: “Educa a criança no caminho em que deve andar...Promessa: e até quando envelhecer não se desviará dele” (Provérbios 22:6).
Condição: Primeira: “...daqueles que amam a Deus...”; segunda: “...daqueles que são chamados segundo o Seu propósito.” Promessa: “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem...” (Romanos 8:28).
Suas Lágrimas São Preciosas para Ele
Para quem choramos? Os homens parecem detestar nossas lágrimas. É porque eles não sabem o que fazer quando uma mulher chora ou porque a mulher tem usado as lágrimas para manipulá-lo tantas vezes que ele mantém-se à distância? O fato de que Deus é um Deus ciumento e de que estas lágrimas pertencem a Ele, pode ser, às vezes, a razão para a indiferença de nossos maridos as nossas lágrimas. “Então clamarás e o SENHOR te responderá; gritarás e Ele dirá: ‘Eis-me aqui’” (Isaías 58:9). “Não cesses de clamar ao SENHOR nosso Deus por nós...” (1 Samuel 7:8).
Esta vitória pode demorar mais a ser manifestada na carne: Esperamos pelas coisas que não se vêem. Isto precisará da nossa fé em Deus. Clame a Ele SOMENTE, não a seu marido! Somente Deus tem poder para transformar sua situação!
Minhas lágrimas. “Já estou cansado do meu gemido, toda a noite faço nadar a minha cama; molho o meu leito com as minhas lágrimas” (Salmos 6:6). “As minhas lágrimas servem-me de mantimento de dia e de noite” (Salmos 42:3). “Põe as minhas lágrimas no Teu odre. Não estão elas no Teu livro?” (Salmos 56:8). “Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria” (Salmos 126:5). “Ainda assim, agora mesmo diz o SENHOR: Convertei-vos a Mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns e com choro, e com pranto” (Joel 2:12).
Lágrimas, choro e gemidos. Você deve encontrar e escrever passagens das Escrituras que irão ajudá-la a entender a sinceridade de coração necessária quando clamamos a Deus (especialmente pela salvação de nossos maridos ou por um casamento quebrado ou problemático). Enquanto você as lê, marque aquelas que mexem com seu coração e memorize-as durante seu período de oração, de joelhos, diante de Deus. Nós fomos convocadas a orar, a clamar a Deus.
Compromisso pessoal: de permitir a Deus transformar-me. “Baseada no que aprendi da Palavra de Deus, comprometo-me a permitir que Deus me transforme através de quaisquer meios ou pessoas que Ele escolher. Vou focalizar minha atenção em transformar a mim mesma ao invés de ao meu marido ou aos outros a meu redor.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário