terça-feira, 16 de junho de 2015

O Líder Espiritual

O Líder Espiritual
Uma pergunta que muitas mulheres fazem é, “Quem deve ser o líder espiritual já que o meu marido não quer ou não nos lidera?” Ou, muitas mulheres dirão, “Eu tenho que ser a líder espiritual do nosso lar porque o meu marido não é nem um Cristão!” Por que tantos homens estão negligenciando ou perdendo sua posição como cabeça de suas famílias espiritualmente?
Conhece-se o seu marido. A maioria das mulheres cristãs, eu acredito, deseja que seus maridos sejam o líder espiritual. “Conhece-se o seu marido às portas, quando se assenta entre os anciãos da terra” (Pv 31:23). Entretanto, elas debilitam seus maridos com seus empurrões, condenação ou simplesmente, indo à igreja sozinhas (e levando seus filhos). Quando as mulheres entrar na igreja para suprirem suas próprias necessidades espirituais, os homens são deixados para seguir seus próprios interesses.
Quando os homens deixaram a igreja, nós esposas caímos nas mãos de pastores liberais. “São esses os que se introduzem pelas casas e conquistam mulheres instáveis sobrecarregadas de pecados, as quais se deixam levar por toda espécie de desejos. Elas estão sempre aprendendo, e jamais conseguem chegar ao conhecimento da Verdade” (2 Tm 3:6-7). Igrejas demais estão agora transbordantes de homens fracos e de mulheres teimosas. Isto está atrapalhando a efetividade da igreja como um todo porque os verdadeiros homens, os humildes homens Cristãos, não estão agindo!“Vocês são o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens” (Mt 5:13).
Estar dentro e ser parte de uma igreja não é tão importante quanto é ganhar real intimidade com seu precioso Senhor e Salvador, Jesus. Isto serve para seus filhos também. Muitas mães forçam seus filhos a ir à igreja, até que eles correm, ao invés de simplesmente andarem para longe do Senhor. A igreja é um ajuntamento de crentes, e, é claro, muitas pessoas jovens são salvas quando vão a um culto. Eu creio que nós mães podemos fazer muito mais que a “igreja” quando nutrimos a necessidade pelo Senhor em casa, enquanto lideramos sendo exemplo e através do nosso amor a eles e a outros (com amor que é paciente).
Muitas de nós nos focamos em conhecimento mental da Bíblia que nos leva a nos sentirmos superiores a outros que são menos instruídos. Entretanto, é a nossa atitude (de humildade) e nosso amor (que é paciente e bondoso) que ganha um filho ou um marido para o Senhor. É o Fariseu auto-justificativo e piedoso que exibe a religião (ao fugir para a igreja e outros grupos e reuniões religiosas), mas negligencia seus deveres como esposa e/ou mãe, que encontra sua família inteira rejeitando a Jesus.
A igreja faria bem em focar seus estudos Bíblicos no que uma mulher, esposa, mãe e dona de casa deveria saber, já que mais da metade dos lares nos estados Unidos (e ao redor do mundo) estão caindo em ruínas. Nossa obsessão por mais conhecimento (até conhecimento Bíblico) é muitas vezes o que destrói nossas famílias, porque ela intimida nossos maridos e outros homens. Desde o dia que Eva comeu do fruto para “dar entendimento,” as mulheres têm estado famintas por “conhecimento.” Esta fome pode ser tão destrutiva como foi para Eva e as gerações que a seguiram.
Moças, é hora de fazer um grande êxodo da igreja, enquanto esperamos que nossos homens (maridos, filhos e pais) encontrem seu caminho de volta a Deus e para a sua posição de liderança.
Moças, isto não é fácil. Logo após o retorno de meu marido em 1991, ele pulou de igreja em igreja pela cidade toda e por todas as denominações. Finalmente, desmotivado, ele estabeleceu-se na “igreja em casa.” Eu perdi muitos dos meus amigos durante este período que me acusaram de desistir da fé, já que eu não estava indo à igreja. Mesmo que fosse tão difícil fazer igreja em casa por tantos anos, era o que Deus usava para levar meu marido à Palavra novamente.
Como resultado, ele foi finalmente salvo e deu seu testemunho quando batizado. Antes disso, eu realmente não acho que ele era salvo, apesar de dizer-se um Cristão, ter orado a “oração do pecador” e ter respondido a apelos na igreja. Antes deste tempo, ele não gostava da igreja ou de Cristãos, e nem tinha desejo de ler sua Bíblia. Isto tudo mudou em um instante, o que é um sinal de uma verdadeira salvação. “Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas” (2 Co 5:17)!
Este milagre aconteceu somente porque eu confiei em Deus o suficiente para esperar que Ele movesse meu marido enquanto eu me focava na minha intimidade com Ele. Eu tive que ser honesta e que me perguntar, qual seria o objetivo se eu estivesse na igreja e o meu marido (o pai de meus filhos) ainda estivesse em casa assistindo esportes ou no cinema? A maioria das mulheres que zombaram da minha submissão radical continuou indo aos cultos nas noites sozinhas, sem seus maridos. Entretanto, porque eu esperei por Deus para que Ele movesse o meu marido para a igreja, nós nos tornamos membros e todos os meus filhos se tornaram líderes envolvidos na igreja de uma forma maravilhosa! Até mesmo hoje em dia, muitos e muitos anos mais tarde, todas as nossas crianças são dedicadas ao Senhor. Isso não é por causa do que eu falei, mas sim por causa do que eu vivi.
Cristo é o cabeça de todo homem. Cristo é o cabeça de todo homem, não somente um homem Cristão. Se esta tem ido a sua desculpa para tomar o lugar de  liderança espiritual do seu marido, então leia a Primeira carta aos Coríntios 11:3, “Quero, porém, que entendam que o cabeça de todo homem é Cristo, e o cabeça da mulher é o homem, e o cabeça de Cristo é Deus.”
Ensine ou exercite autoridade sobre um homem. Nós mulheres somos tão tolas—nós nos mostramos espiritualmente e notórias por dizer aos nossos maridos como nós tomamos tempo para ler nossas Bíblias. Nós exibimos nossos livros religiosos e revistas que lemos, o que são as ações mortais do auto justificador. “Não permito que a mulher ensine, nem que tenha autoridade sobre o homem. Esteja, porém, em silêncio” (1 Tm 2:12). “Meu povo é oprimido por uma criança; mulheres dominam sobre ele. Meu povo, os seus guias o enganam e o desviam do caminho” (Is 3:12).
Quem é o cabeça da sua casa espiritualmente? Quando as mulheres são aquelas que dominam o lar, você não pode esperar nada mais do que problema. Se a sua mãe era a responsável no seu lar, é possível que o seu lar esteja seguindo este mesmo padrão. Como uma mulher Cristã, você não pode em toda boa consciência permitir que isto continue sabendo do problema que isso gera.
Ore sem cessar para que o Espírito Santo te guie para que você encontre um marido que queira ser o líder espiritual de seu família. Tenha certeza que o homem por quem você está interessada agora não esteja agindo somente para te impressionar, mas que ele seja realmente o seguidor de Deus. Peça para que o Senhor te mostre o quão comprometido com Ele ele é, e o Senhor te mostrará.
O Salvador
O salvador. “Pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador” (Ef 5:23). O marido deve ser o salvador do corpo. Nós esposas pensamos que devemos ser as salvadoras, mas quando há uma crise financeira, ou qualquer crise, realmente o marido deveria ser o que “salva o dia.” Isto é para vocês que, como eu, são agora a noiva do Senhor. Nós devemos olhar para Ele para salvar o dia. Muitas esposas correm a procurar um emprego, ou fazem planos financeiros. Isto somente rouba seu marido da bênção. Quando o marido faz o plano, então a esposa felizmente submeter-se, o relacionamento é fortalecido e a devoção do marido para com a sua esposa, aumenta. Entretanto, quando é a esposa que "salva o dia" com algum tipo de plano, então o lar fica instantaneamente fora de ordem, direcionado para a destruição!
Nós mulheres devemos cumprir nosso papel daquelas que são sujeitas a nossos maridos (ou Marido). O marido sozinho deve ser o cabeça do lar e o salvador do corpo. É claro, nós esposas preferiríamos dizer ao nosso marido como ele deveria cortar os gastos ou a solução dos seus problemas. Grande erro.
Por que vocês não assumem o papel para o qual Deus te criou? Moças, quando você vê um problema, o entregue ao seu Marido, o Senhor! Pare o ciclo de você liderar e salvar o dia, e fique pronta para permitir que seu marido, quando você se casar, seja o líder de seu lar, assim então, fortalecendo seu casamento ao invés de enfraquecê-lo! Não somente você está permitindo que seu marido cumpra seu papel adequado, mas você também se livrará da carga, que resultará em paz e amor que cobrirá qualquer erro.
Se você está em um relacionamento, quem é que está resolvendo as coisas? Quando o seu namorado ou noivo tem um problema, você já assume o papel de "salvadora"? Se assim for, você irá seguir este padrão em seu casamento e isso irá arruiná-lo. Além disso, se você aprender agora a ficar quieta e ouvir, você também será capaz de dizer se o homem que você está interessada é capaz de buscar o Senhor por Sua ajuda e orientação. Se ele está olhando para você, ou para os pais dele, ou outra pessoa, isso é exatamente o que ele fará quando vocês se casarem.
Aqui estão alguns testemunhos curtos de mulheres que seguiram este princípio:
 
Testemunho 1: Meu marido não era o que disciplinava em nosso lar. Ele era o cara legal; eu era a mãe que dava medo e maldosa. Um dia, eu finalmente decidi agir no princípio de permitir que meu marido liderasse. Precisei retroceder na minha extrema autoridade até que todo o caos começou a acontecer. Eu sempre tinha mantido as crianças sob controle. Portanto, o meu marido nunca havia percebido problema algum em nosso lar. Francamente, eu estava cansada de ser o único adulto na casa. Eu tomei a liderança do meu marido de disciplinar, corrigir ou treinar por quase um ano. Eu observei enquanto as crianças saíram de controle. Eu sempre havia mantido tudo basicamente calmo, então meu marido nunca entendia quando eu pedia que ele me ajudasse a disciplinar as crianças. Quando eles perderam totalmente o controle, ele estava chocado! Isto finalmente o fez mover-se. Pela primeira vez ele colocou seu pé no chão, e os direcionou sem que eu pedisse! Era tudo o que meus filhos precisavam. Mais importante, eu fui aliviada da carga de ser a única disciplinadora, o que me deixou tempo para aproveitar, brincar com eles e amar meus filhos da maneira que meu marido havia feito no passado. Agora estamos “juntos” na criação de nossos filhos. Finalmente existe o equilíbrio que eu sempre havia desejado.
Testemunho 2: eu sempre tentei amenizar a dureza das maneiras autoritárias do meu marido em lidar com nossos filhos. Eu sentia que precisava protegê-los de seu pai, especialmente eu que eu sentia que ele estava como que pegando no pé. O que eu não havia percebido era que eu não estava somente bloqueando suas maneiras duras, mas eu estava bloqueando o amor das crianças de seu pai também. Uma vez que ouvi este princípio, eu decidi tentá-lo seguindo sua liderança. Meu teste chegou quando meu marido pediu que nosso filho cortasse a grama. Eu normalmente ficaria atrás dele até que ele cortasse a grama, mas desta vez eu não disse nada. Meu filho foi para a cama sem cortar a grama aquela noite. Às 23:30 seu pai chegou em casa de sua reunião e queria saber porque a grama não tinha sido cortada. Ao invés de fazer desculpas e defendê-lo, eu somente disse, “eu não sei.” Meu marido o tirou da cama e fez que ele cortasse a grama no escuro aquela noite. Meu filho chorou o tempo todo, e secretamente, eu também. As coisas mudaram; proximidade se desenvolveu entre meu filho e o seu pai. Também, meu filho começou a amadurecer, eliminando uma grande preocupação minha.
Testemunho 3: Meu marido nunca foi bom em providenciar para a família. Eu sempre pagava em seu lugar quando ele perdia seu emprego ou quando nós ficávamos com pouco dinheiro ao voltar para o trabalho. Um dia, por pura exaustão, eu tomei a decisão de que seguiria sua liderança e ficaria quieta quando as coisas ficassem difíceis. As coisas ficaram mesmo loucas e ele ainda não tomava a liderança, mas eu estava determinada em ficar quieta. As coisas pioraram e ele ficou bravo. Eu costumava resgatá-lo quando ele ficava irado, mas desta vez eu lembrei da Escritura, “Homem de grande ira tem de sofrer o castigo; porque se o livrares, terás de o fazer de novo” (Pv 19:19). Ele estava tão acostumado que eu tomasse controle numa crise que ele não sabia como. Ao invés de fazer algo, eu somente orei por ele. Eu orei a Escritura que fala sobre o marido providenciando e sobre o fruto da diligência, enquanto eu me mantinha quieta e parada. Então, de repente, meu marido saltou em ação. Foi surpreendente!
 
Agora eu sou livre para me concentrar nas crianças e no nosso lar. Isto me libertou para cuidar do meu marido mais do que eu fazia antes. Eu acho que o meu ressentimento para com ele estava motivando apodrecimento por um longo tempo. Eu estava tão ocupada com trabalho, cuidando da nossa família, e mantendo nosso lar erguido. O que eu não havia percebido era que aquilo era que mantinha o meu marido e eu de estarmos próximos. Agora eu sou capaz de mostrar gratidão a ele. Tudo isso trouxe um homem maravilhoso que eu nunca sabia que estava dentro dele! Eu às vezes volto a ser o cabeça e salvadora do nosso lar quando meu marido não se move rápido o suficiente para mim, ou eu não acho que ele está lidando da maneira correta, mas eu estou começando a aprender que estas situações não são problema meu. Quando ele não se move ou se ele não lida com aquilo da maneira correta, isto é entre ele e o Senhor. O Senhor é o cabeça dele, não eu.
Criado para carregar as cargas. O seu marido foi criado para carregar as cargas da família; simplesmente olhe para seus ombros largos e musculosos comparados aos seus ombros. Nós mulheres temos até tentado imitar estes ombros com as nossas ombreiras! Os homens são realmente feitos para trabalhar melhor sob pressão. Talvez você ache que o seu marido não pode lidar com a pressão, porque você sempre foi a rede de segurança do seu marido.
As mulheres, por outro lado, foram criadas para lidar com várias coisas ao mesmo tempo. Nós somos capazes de fazer a casa funcionar com toda sua manutenção e lidar com crianças de várias idades, personalidades e necessidades, as refeições, a limpeza, a arrumação contínua, e os horários agitados da família. Mulheres, parece que conseguimos fazer tudo, mas enquanto você está tentando fazer tudo, o que então o seu marido está fazendo? Normalmente brincando—jogando esportes, trabalhando em hobbies ou só se divertindo!!!! Muitas mulheres que vieram ao nosso ministério procurando ajuda confessaram que elas pensavam que fazendo tudo, seus maridos iriam admira-las e amá-las, onde na verdade isso fez com que eles procurassem por um lugar onde eles eram necessários - junto as mulheres sem ajuda com quem eles trabalham.
Santificar. Moças, seu marido tem um papel importantíssimo na santificação da esposa como vemos na Escritura a seguir: “Maridos, ame cada um a sua mulher, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se por ela para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a Palavra, e para apresentá-la a si mesmo como  igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável” (Ef 5:25- 27). Esta é uma Verdade Bíblica muito poderosa que poucos vão um dia perceber: as esposas precisam ser santificadas (purificadas) enquanto os nossos maridos lêem e compartilham as Escrituras conosco. O seu marido lê a Palavra de Deus diariamente para você? Como a igreja mantém o corpo purificado do pecado que se arrasta para dentro da igreja?—pela leitura da Palavra de Deus. Com as esposas, é a mesma coisa.
Testemunho: O meu marido sempre se sentiu intimidado por sua responsabilidade nesta área. Nós descobrimos uma maravilhosa e linda solução à necessidade da família de estar na Palavra diariamente. Nossa família senta junta, todos os nove, todas as manhãs, com os quatro mais velhos seguindo a leitura e os que ainda não lêem sentam quietos, jogando jogos ou colorindo. Este método de ouvir a um CD por dia e seguir a leitura te leva pela Bíblia toda em somente 62 dias! A combinação de escutar a Alexander Scourby lendo a Bíblia corretamente, e ler junto com ele, é tão poderosa, não tem como ser explicado!
Amor. Maridos, ame cada um a sua mulher, assim como Cristo amou . . .” (Ef 5:25) “Da mesma forma, os maridos devem amar cada um a sua mulher. . .” (Ef 5:28). “Maridos, ame cada um a sua mulher e não a tratem com amargura” (Cl 3:19). Desde que o movimento feminista permeou a igreja com mentiras, tem havido uma “mistura” dos papéis e mandamentos dados aos homens e às mulheres. Nós continuamos ouvindo outros dizendo que Deus ordenou aos homens e às mulheres para amarem seus esposos. Este “mandamento” foi somente dado ao marido. Na verdade, a única referência a uma mulher para amar seu marido é dada em Tito. A mulher mais velha é encorajada a ensinar a mulher mais nova a amar seu marido e seus filhos. Deuteronômio 4:2 diz, “Nada acrescentem às palavras que eu lhes ordeno. . .”
Isto significa que uma esposa não deve amar seu marido? Enfaticamente, não! “. . . e vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós. . .” (Ef 5:2). O papel principal da esposa é aquele de respeitar e submeter-se a seu marido. Amor, amor genuíno, seguirá.
Por que compartilhar esse fato? Principalmente porque muitas mulheres descobrem depois de estar casada que não "sentem" amor por seu marido. A solução não é encontrar um novo amor, mas em vez disso, ser remediada, sendo respeitosa e submetendo-se a seu marido. Em breve, ela verá que o coração seguirá sua obediência aos mandamentos de Deus.
São sujeitas. “Assim como a igreja está sujeita a Cristo, também as mulheres estejam em tudo sujeitas a seus maridos” (Ef 5:24). “Mulheres, sujeite-se cada uma a seu marido, como convém a quem está no Senhor” (Cl 3:18). “Mulheres, sujeite-se cada uma a seu marido, como ao Senhor” (Ef 5:22). “. . . puras, a estarem ocupadas em casa, e a serem bondosas e sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja difamada” (Tt 2:5). Os maridos devem governar sobre tudo. Entretanto, a maioria dos maridos escolhe “delegar” muitas áreas do lar a sua esposa.
Tome nota: Problemas financeiros são uma das maiores razões para divórcio. Moças, devolvam esta importante área de liderança. Casais que têm permitido que o marido governe seus lares por controlar as finanças só relataram louvores. Eles relataram que isto eliminou totalmente brigas com relação a finanças. Decida antes de você se casar que seu marido é quem irá cuidar das finanças não importa o quanto você pode ser melhor com números ou dinheiro. Mulheres que controlam as finanças são sobrecarregadas e estão perdendo bênçãos tremendas.

Para aquelas de vocês que não são casadas, não pense que você deve tomar esta responsabilidade! Entregue isto ao seu Marido celestial. Isto me aliviou completamente da pressão e carga, e eu tenho visto as finanças da minha família virar-se para o melhor imediatamente. Deus vai te testar nisso, mas simplesmente continue devolvendo esta responsabilidade a Ele cada vez que você começar a se preocupar ou a ficar oprimida. Ele pode ser confiado com esta área da sua vida. Lembre-se, “O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus” (Fp 4:19).

Conclusão
Você é uma mulher que foi criada perfeita e unicamente. Não há necessidade de tentar tomar o papel ou as características de um homem, ou de se embaraçar ou se envergonhar da maneira que você foi criada. Deus criou o homem e a mulher na Sua imagem, perfeita e maravilhosamente!
Eu te louvo

porque me fizeste de modo especial e admirável;

Tuas obras são maravilhosas!

Digo isso com convicção.

Meus ossos não estavam escondidos de Ti

Quando em secreto fui formado


E entretecido como nas profundezas da terra.

Os teus olhos viram o meu embrião;

Todos os dias determinados para mim

Foram escritos no teu livro


Antes de qualquer deles existir.

—Salmo 139:14–16

Nenhum comentário:

Postar um comentário