Perdão
A falta do verdadeiro perdão é outra forma de exibir orgulho. Muitas mulheres escolheram não perdoar seus pais, um irmão, um amigo, um ex ou atual namorado, ou até mesmo um colega de trabalho, por causa de seu orgulho. Elas podem até dizer que perdoaram, mas porque elas continuam a falar sobre o que aconteceu, prova que elas ainda estão com isso guardado em seu coração - e isso é amargura.
Muitos cristão não perdoam seus maridos porque elas não entendem completamente as graves conseqüências de sua falta de perdão. Vamos procurar as Escrituras para ver o que Deus diz sobre perdoar os outros:
A pergunta que frequentemente fazemos a nós mesmas é “Por que eu devo perdoar?”
Porque Deus também perdoou você. “Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou” (Ef. 4:32).
Vantagem não seja alcançada pelo inimigo sobre nós. Nós precisamos perdoar os outros, de forma que o inimigo não possa tirar vantagem de nós. “...porque, de fato, o que tenho perdoado ... ,por causa de vós o fiz na presença de Cristo; para que Satanás não alcance vantagem sobre nós, pois não lhe ignoramos os desígnios” (2Co. 2:10-11). Muitos cristãos são ignorantes dos esquemas e dão a ele a vantagem por não perdoar os outros.
Seu Pai não irá perdoar suas transgressões. Deus disse que Ele não iria te perdoar se você não perdoar os outros. “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas” (Mt. 6:14-15). Tenha certeza que o perdão não seja apenas de boca. “ Assim também meu Pai celeste vos fará, se do íntimo não perdoardes cada um a seu irmão” (Mt. 18:35). (Leia todo o texto de Mateus 18: 22-35).
A melhor forma para ver se você seu perdão foi genuíno é ver como você fala sobre as pessoas que você disse que perdoou. Se você ainda fala deles de uma forma negativa, então você ainda não os perdoou.
Ao invés de reter o perdão “...De modo que deveis, pelo contrário, perdoar-lhe e confortá-lo, para que não seja o mesmo consumido por excessiva tristeza. Pelo que vos rogo que confirmeis para com ele o vosso amor” (2Co. 2:7-8). Isso não significa que você deve dizer que perdoa e deixar para lá, você deve andar a segunda milha, e reafirmar seu amor dizendo para o ofensor que você o perdoa.
Mas os ofensores não deveriam se arrepender se eu vou perdoá-los?
Pai, perdoa-os. Aqueles que crucificaram Jesus não pediram perdão nem expressaram arrependimento pelo que estavam fazendo ou haviam feito. Se nós somos cristãos, somos seguidores de Cristo; portanto, devemos seguir Seu exemplo. “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” (Lc. 23:34). Nós também testemunhamos a mesma coisa quando Estevão estava sendo apedrejado; ele clamou a favor de seus assassinos logo antes de morrer, “Senhor, não lhes imputes este pecado!” (At. 7:60). Como Cristãos, nós somos chamados para sermos seguidores de Cristo - isso é exatamente o que a palavra Cristão significa - seguidores de Cristo! Então, nós devemos seguir o Seu exemplo ou pararmos de sermos chamados Cristãos.
Mas quantas vezes Deus espera que eu perdoe os outros? Eles continuam fazendo a mesma coisa novamente!
Setenta vezes sete. Quando Pedro perguntou quantas vezes ele tinha que perdoar seu irmão, Jesus disse a ele, “Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete” (Mt. 18:22). São 490 vezes!
Não lembre nunca mais. O perdão significa realmente que eu esqueçi aquele pecado, mesmo quando sou tentada a trazê-lo a tona numa discussão? “. . .Pois perdoarei as suas iniqüidades e dos seus pecados jamais me lembrarei” (Jr. 31:34). “Quanto dista o Oriente do Ocidente, assim Ele afasta de nós as nossas transgressões” (Sl. 103:12). “não pagando mal por mal ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo, pois para isto mesmo fostes chamados, a fim de receberdes bênção por herança” (1Pe. 3:9).
Você deve entender que o inimigo irá tentar trazer de volta velhas transgressões à sua mente repetidas vezes novamente. Quando ele fizer isso, você deve perdoar de novo. Muitas de nós, que perdoaram os maridos de adultério, frequentemente experimentam “cenas” do adultério depois que nossos maridos retornaram para casa. É quase como um tipo de trauma de guerra espiritual. Nós sabemos que devemos andar sempre em espírito de perdão e perdoar cada vez que isto vem à mente.
Como eu posso perdoar da forma que Deus me pediu para fazer na Sua Palavra?
Só Deus. Apenas Deus pode ajudar você a fazer isto. Você deve se humilhar e pedir a Ele para te dar essa graça. “Quem pode perdoar pecados, senão um, que é Deus?” (Mc. 2:7).
Para a maioria das mulheres, adultério parece ser uma das infrações mais difíceis de perdoar. Quando eu compartilhei minha experiência pessoal com as mulheres, eu tenho sido honesta com elas e eu as encorajei a serem honestas com Deus. Quando eu soube do adultério do meu marido, em 1989, eu fiquei sozinha com Deus e disse-lhe exatamente como eu me sentia. Eu disse a Deus que eu não queria perdoá-lo (Ele sabia disso). Eu Lhe disse que eu não achava que ele merecia ser perdoado (alguma de nós merece ser perdoada por Deus?). Finalmente, eu me entreguei, e eu disse que eu não poderia perdoar, mas que eu queria render-me a Ele e pedi que Ele fizesse isso — perdoar meu marido através de Seu poder, e Ele o fez!
Lembre-se, Jesus e Estevão pediram a Deus para perdoar aqueles que os maram! Eles não dizem: "Eu os perdoo", e sim "Pai, perdoa-lhes" e "Senhor, perdoa-lhes." Eu acredito que isso é muito importante e o motivo porque tantas pessoas lidam com amargura permanente, é porque elas não estão pedindo a Deus para perdoá-los-Quem é realmente O que está sendo ofendido. Leia novamente esta verdade, “Quem pode perdoar pecados, senão um, que é Deus?” (Mc. 2:7).
E como eu disse no início, o perdão não é uma coisa que se faça uma só vez, especialmente quando se trata de adultério ou qualquer outro pecado que está em curso. Isso também precisa ser tratado imediatamente, quando coisas novas surgem e estão relacionados com o mesmo pecado, ou quando alguém lhe diz detalhes sobre o seu ofensor. Cada vez que isso aconteceu comigo, eu continuei confiando no Senhor para perdoar, uma vez que "Quem pode perdoar pecados senão Deus?" (Marcos 2:7). Isso manteve meu coração limpo e me manteve a salvo dos esquemas do inimigo. Eu garanto que este método funciona para qualquer ofensa e qualquer pessoa a quem você precisa perdoar.
Quando eu preciso perdoar aqueles que têm me machucado? Eu devo ter convicção disso primeiro?
Primeiro se reconcilie com seu irmão. Nós já lemos isso em outra versão, “Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; e, então, voltando, faze a tua oferta” (Mt. 5:23-24). Então, antes de você ir para a igreja, Jesus nos disse que nós devemos primeiro nos reconciliarmos com todos que nós podemos ter ofendido, ou perdoar alguém que nos ofendeu.
Amargura. Não perdoar alguém causa amargura. A definição de amargura é “veneno”! “ Longe de vós, toda amargura, e cólera, e ira, . . .” (Ef. 4:31). Não perdoar seu inimigo está consumindo você, não a outra pessoa. “O coração conhece a sua própria amargura” (Pv. 14:10). “. . . Ele, que conhece os segredos dos corações?” (Sl. 44:21). Até mesmo experts em saúde te dirão que amargura causa todos os tipos de câncer. Por que então cultivar algo que irá matar você, e não a outra pessoa?
E se sou eu que preciso ser perdoada?
Já não sou digno. O filho pródigo preparou suas palavras depois de sua decisão de voltar para casa e disse humildemente as palavras escolhidas: “Levantar-me-ei, e irei ter com o meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus trabalhadores” (Lc. 15:18-19). Ele não esperava por perdão, e nem ele exigiu isso, e Deus viu seu coração.
Um irmão ofendido. Se certifique de tomar nota das seguintes diretrizes da escritura para quando você estiver pedindo perdão. Tenho ouvido muitas pessoas que disseram que as coisas ficaram realmente piores quando elas pediram perdão ou que não foi nada bom. Eu posso falar por experiência. Por vezes, quando fui pedir perdão para alguém, eu declarei as coisas da forma errada e ofendi ainda mais a outra pessoa. “Um irmão ofendido resiste mais que uma fortaleza” (Pv. 18:19).
Levando todo pensamento cativo. Leve seus pensamentos cativos e olhe para suas ofensas como Deus as vê e pelos olhos da outra pessoa. “...e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo” (2Co. 10:5).
Agradadores de homens. Deus sabe nossos motivos e nosso coração. “...mas o Senhor vê o coração” (1Sm. 16:7). “O insensato não tem prazer no entendimento, senão em externar o seu interior” (Pv. 18:2).
Toda palavra ociosa. Toda palavra que você falar deve ser cuidadosamente escolhida. Prepare cada palavra. “Digo-vos que de toda palavra ociosa que proferirem os homens, dela darão conta no Dia do Juízo” (Mt. 12:36). Comece escrevendo o que você pretende dizer. Então leia “em voz alta” o que você escreveu, colocando-se no lugar da outra pessoa e ouvindo do ponto de vista dele ou dela. Soa acusador? Peça a Deus que coloque as palavras certas em sua boca.
Muitas palavras. “Na multidão de palavras não falta transgressão”. (Pv. 10:19). “o insensato de lábios vem a arruinar-se” (Pv. 10:10). Fale apenas o que você fez; não passe pela etapa com algo do tipo, “Quando você fez isso, e aquilo e aquilo, bem então eu...” Culpar a pessoa pelos seus erros irá apenas adicionar mais ofensas.
Ele não fez ameaças. Se a outra pessoa começar a te atacar, não abra sua boca exceto para concordar. “pois ele, quando ultrajado, não revidava com ultraje; quando maltratado, não fazia ameaças...” (1Pe. 2:23).
Doces para a alma. Faça suas palavras doces e gentis. “A doçura no falar aumenta o ensino” (Pv. 16:21). “As palavras suaves são favos de mel, doces para a alma e saúde para os ossos” (Pv. 16:24).
O que importa em pedir perdão não é se a outra pessoa aceita ou não perdoar você. Você está fazendo isso por obediência a Deus, e para manter seu coração correto diante Dele. Descanse nisso, mesmo se a pessoa continuar com raiva e recusar te perdoar. Apenas continue amando aquela pessoa, não importando como elas reajam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário