quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Auto-estima, que é simplesmente Orgulho

Raiz do nosso comportamento Contencioso . . .

Auto-estima, que é simplesmente Orgulho

 

“Agora, pois, eu, Nabucodonosor, louvo, exalto e glorifico ao Rei do céu; porque todas as Suas obras são verdade, e os Seus caminhos juízo, e Ele pode humilhar aos que andam na soberba.” (Daniel 4:37).
Por que há tantas mulheres contenciosas? Nós mulheres somos contenciosas porque nós acreditamos na mentira da auto-estima. Nós mulheres que somos Cristãs, imitamos o mundo e o modo de pensar do mundo. Os livros que lemos, os conselheiros que buscamos, as palestras que frequentamos, não refletem a Palavra de Deus, que é pura e inflexível. Isso nos deu uma “cristianizada” visão mundana do que é certo e do que é errado - sem ser baseada nas Escrituras, mas em ideias e filosofias dos homens.
Veneno misturado em chocolate continua a ser veneno! Minhas irmãs em Cristo, a mortal visão mundana é mais perigosa quando é misturada com cristianismo (ou chocolate), porque nós engolimos tudo rápido! Temos passado por uma lavagem cerebral para pensar que “amor próprio” e “auto-estima” são coisas boas. Ao contrário, esses pensamentos são completamente opostos a Palavra de Deus.

Qualquer coisa que encoraje o "auto" é o que nos leva a subir para a queda. "A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda." (Provérbios 16:18)

Isso é a fonte da nossa atitude contenciosa. A mulher que “sabe tudo”, é a mulher que discute e quer fazer tudo da sua própria maneira ­- porque ela “pensa” que é a certa. E quando está errada, sua auto-estima precisa ser protegida. Nunca há uma palavra humilde ou um “desculpe-me”. A mulher contenciosa foi condicionada a pensar que pedir desculpas será muito humilhante. O orgulho irá levá-la a continuar subindo em seu pedestal, apenas para que ela continue caindo vez após vez.

Qual é a cura? “Então chegaram a Mara; mas não puderam beber das águas de Mara, porque eram amargas; por isso chamou-se o lugar Mara” (Êxodo 15:23). Moisés jogou uma árvore na água, uma representação da cruz do Calvário. Você também deve jogar a cruz no mar da sua amargura. Cristo morreu para libertá-la de todo o pecado, incluindo seu comportamento irado, orgulhoso, egoísta e egocêntrico.

Aqui está a prescrição de Deus. Deus disse que se nós nos humilharmos, se orarmos, se buscarmos Sua face e nos convertermos de nossos maus caminhos, Ele irá nos curar. Ao invés disso, nós continuamos a andar “segundo o conselho dos ímpios” (Salmos 1:1),  Se “confiamos no homem” (Jeremias 17:5) e agora sofremos as conseqüências – cura superficial! “E curam a ferida da filha de meu povo levianamente” (Jeremias 8:11).

Observe toda a psicologia na igreja. É extremamente perigoso para os cristãos agir como se as idéias de homens ou psicologia fosse a Palavra de Deus. Também é muito perigoso usar a Palavra de Deus para promover visões do mundo na igreja. “ ‘O profeta que tem um sonho conte o sonho; e aquele que tem a minha palavra, fale a minha palavra com verdade. Que tem a palha com o trigo?’ diz o Senhor... Portanto, eis que eu sou contra os profetas, diz o Senhor que usam de sua própria linguagem, e dizem: ‘Ele disse.’ ” (Jeremias 23:28, 30, 31). O  que a psicologia (palha) tem a ver com a Palavra de Deus (trigo)? "Amor próprio" e "auto-estima" não eram características de Jesus, e são totalmente contrárias a forma que Ele viveu na terra. Eu estou certa?

Você está treinando e encorajando a defesa da auto-estima? A palavra “auto-estima”  é apenas outra palavra para “orgulho”, que foi visto primeiramente no anjo Lúcifer, que depois se tornou Satanás. O orgulho foi o primeiro pecado cometido! Veja, "Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra eu (Deus) te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti. (Ezequiel 28:17). "Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo" (Isaías 14:14). Por outro lado, Jesus escolheu humildade e uma vida modesta para que nós seguíssemos. Quem você irá escolher imitar?

“Auto-estima” é uma mentira formada pela distorção das Escrituras. Satanás usou as Escrituras quando ele tentou Jesus no deserto; ele usa isso hoje. Ele distorce um pouco para fazer disso uma meia verdade. Mas nós sabemos que tudo que é meia verdade é uma mentira, não esquecendo de Abraão e Sara (“ela é minha irmã” (Gênesis 12:19)) e Sara acabou sendo tomada como esposa do Faraó quando ela era esposa de Abraão! 

Aqui está uma meia-verdade, que não é nada mais do que uma mentira...

“Ame a seu próximo como a si mesmo.” (Mateus 22:39). Aqueles que são formados em psicologia tentarão dizer que esse verso significa que você tem que amar a si mesmo antes que você possa amar a alguém. Em outras palavras, “amor próprio” é necessário em primeiro lugar porque alguns de nós, ou a maioria de nós, odiamos a nós mesmos. Isso é uma Verdade ou uma mentira? Isso é mentira! Porque isso contradiz a Palavra de Deus: “Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne...” (Efésios 5:29).  Em que você irá acreditar? No que você ouviu ou no que você leu diretamente da Bíblia?

Egoísmo ou vaidade. “Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos. Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros.” (Filipenses 2:3-4). “Bem-aventurados os humildes [gentís, mansos], pois eles receberão a terra por herança.” (Mateus 5:5). Esses versos das Escrituras são tão diferentes da forma que os cristãos falam hoje em dia por causa da influência da psicologia entre os crentes. Eles não tem ideia de o que eles acreditam é uma mentira.

Os últimos serão os primeiros. Nós ensinamos às nossas crianças que elas ser as primeiras deve ser o objetivo principal e que nós não conseguimos agradar ninguém se não agradarmos a nós mesmos primeiro. A Verdade é, “Contudo, muitos primeiros serão últimos, e muitos últimos serão primeiros”. (Mateus 19:30). “Se alguém quiser ser o primeiro, será o último, e servo de todos”.(Marcos 9:35). Ajude suas crianças para que elas alcancem um comportamento igual ao de Cristo, compartilhando esses versos, ao invés de erroniamente falar os clichês do mundo que nós temos escutado.

O mundo nos diz para falarmos bem de nós mesmos, mas Jesus disse, “Pois todo aquele que a si mesmo se exaltar será humilhado, e todo aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado.” (Mateus 23:12). Nós escutamos tantos atletas e atores que adoram se vangloriar mesmo quando eles não se saem bem. Isso me ofende porque eu sei que isso é tolice, e frequentemente eu me pego torcendo para que eles caiam. Por outro lado, quando se ver um competidor ou ator sinceramente humilde, você se sente atraída por eles pois os "mansos", não os orgulhosos, herdarão a terra!

Por que te glorias? “Porque, quem te faz diferente? E que tens tu que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te glorias...?” (1 Coríntios 4:7). Como podemos nos gloriar de qualquer coisa que fizemos ou que possuímos quando todos nós sabemos que nos foi dado por Deus?

Ao invés disto, devemos morrer para nós mesmas. “Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.” (Colossenses 3:3). “...E ele morreu por todos, para que os que vivem, não vivam mais para si, mas para Aquele que por eles morreu e ressuscitou” (2 Coríntios 5:15).

Negar a si mesmo. Então disse Jesus aos seus discípulos: ‘Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me; Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á.’”

Paulo foi um bom exemplo de como colocar Deus em primeiro lugar. “Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho.” (Filipenses 1:21).

Jesus deve ser o nosso exemplo. Nós devemos sempre olhar para o nosso Senhor, em todas as coisas, na forma como Ele andou neste mundo. “De sorte que haja em vós o mesmo sentimento (humildade) que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. Mas esvaziou-se a si mesmo, (...) humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte e morte de cruz. Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome ” (Filipenses 2:5-9).

Nenhum comentário:

Postar um comentário