quinta-feira, 12 de junho de 2014

Obediência mais do que Sacrifício



Obediência mais do que Sacrifício
 
Samuel, porém, respondeu: “Acaso tem o Senhor tanto prazer em holocaustos e em sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? A obediência é melhor do que o sacrifício, e a submissão é melhor do que a gordura de carneiros. Pois a rebeldia é como o pecado da feitiçaria, e a arrogância como o mal da idolatria. Assim como você rejeitou a palavra do Senhor, ele o rejeitou como rei”. (1 Sm 15:22-23) Também fala: “Fazer o que é justo e certo é mais aceitável ao Senhor do que oferecer sacrifícios.” (Pv 21:3)
 
Como acabamos de ler, rebelião é viver perigosamente! Deus compara rebelião à feitiçaria e teimosia e arrogância, como escolher seu próprio caminho, à idolatria.  Nós iremos falar sobre obediência um pouco mais depois, mas por agora…
 
Vamos falar sobre sacrifício. Muitas mulheres estão envolvidas em uma denominação particular de igreja que solicitam que as mulheres usem véus, as vezes usar apenas saia (nunca calças), ou roupas mais modestas. Infelizmente, essas mesmas mulheres que aparentam “espirituais” por fora, e que se sacrificam ao não aderir à moda de hoje em dia, são as que mais possuem o coração em rebelião!
 
Lembre-se, nós lemos em 1 Samuel que Deus quer obediência, e não sacrifício. Isso porque Deus não está interessado no que está por fora, e sim no que está dentro de nós.

Se você se concentra em sua aparência exterior você pode está enganando os outros e a você mesma, ao pensar que você é uma pessoa religiosa, e portanto, obediente a Deus - mas Ele, acima de tudo, conhece o seu coração! Ele diz: “. . . porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração” (1Sm. 16:7).
 
O Senhor continuamente reserva um tempo para me mostrar o perigo das mulheres que vestem roupas religiosas e até mesmo das mulheres ou meninas que são voluntárias em muitos serviços na igreja. Sem pensar, você e eu presumimos que elas são mais espirituais, quando na verdade, se você conhecê-las melhor, você descobrirá que muitas são na verdade “religiosas”. O exterior está limpo, mas o interior está corrompido. Portanto, você deve ter muito cuidado que sua aparência exterior (roupas modestas, sem maquiagem, bons trabalhos na igreja) estejam cobrindo um coração que não está correto com Deus. Auto-justiça é uma área onde o inimigo pode facilmente ganhar acesso quando nós julgamos nós mesmas mais corretas e julgamos outras pessoas (que não se vestem modestamente, usam maquiagem ou não frequentam tão acidamente a igreja como nós) como pecadores.
 
Aqui está como Jesus explicou esse princípio: “Dois homens subiram ao templo para orar; um era fariseu e o outro, publicano. O fariseu, em pé, orava no íntimo: “Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens: ladrões, corruptos, adúlteros; nem mesmo como este publicano. Jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho’.
 
“Mas o publicano ficou à distância. Ele nem ousava olhar para o céu, mas batendo no peito, dizia: ‘Deus, tem misericórdia de mim, que sou pecador’.
 
“Eu lhes digo que este homem, e não o outro, foi para casa justificado diante de Deus. Pois quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado”. ( Lc 18:10-14).
 
Obediência
 
 
Obediência vem do coração. “Mas, graças a Deus, porque, embora vocês tenham sido escravos do pecado, passaram a obedecer de coração à forma de ensino que lhes foi transmitida.” (Rm 6:17). Novamente “... O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração”. (1 Sm 16:7)
 
Obediência precisa ser provada. “Não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós, destinado a provar-vos” (1Pe 4:12);
 
Obediência purifica sua alma. “Tendo purificado a vossa alma, pela vossa obediência à verdade” (1Pe 1:22)
 
Obediência dá testemunho de Quem seu Pai é. “Dai ouvidos à minha voz, e eu serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; andai em todo o caminho que eu vos ordeno, para que vos vá bem. Mas não deram ouvidos, nem atenderam, porém andaram nos seus próprios conselhos e na dureza do seu coração maligno; andaram para trás e não para diante” (Jr 7:23-24)
 
Sua desobediência realmente louva o perverso. “Os que desamparam a lei louvam o perverso, mas os que guardam a lei se indignam contra ele” (Pv 28:4).
 
As orações do desobediente não são ouvidas. “O que desvia os ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável” (Pv 28:9).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário